PAGAMENTO FALSO

Como se proteger do golpe do link

publicado: 03/06/2024 13h44, última modificação: 03/06/2024 13h44
Recebeu uma mensagem com endereço de pagamento? Cuidado, pode ser fraude. Saiba como não ser enganado
telalalal.jpg

Algumas das formas de conferir se uma página é segura são: observar o endereço eletrônico, usar programas de antivírus e verificar o símbolo de conexão segura | Foto: João Pedrosa

Cada vez mais comuns, os aplicativos de bancos e pagamentos on-line, acabam multiplicando também os golpes. Na hora de pagar as despesas e compras é preciso atenção com o golpe do link de pagamento. Saiba como funciona essa fraude e como se proteger dela.

Como o nome já indica, esse tipo de golpe pega as vítimas justamente quando elas acreditam que devem cumprir uma obrigação financeira, inclusive de pagamentos recorrentes.

Isso porque o link de pagamento é uma forma de cobrança on-line bastante comum. Basta que o vendedor ou empresa gere uma cobrança em um site confiável e compartilhe o endereço dessa cobrança com o consumidor.

A ferramenta substitui métodos tradicionais, como máquinas de cartão ou dinheiro físico, e pode ser enviada por meio de mensagens, e-mails ou redes sociais.

Essa ferramenta que golpistas usam como isca. Eles entram em contato com as vítimas, através de um dos meios citados acima e pedem que elas façam o pagamento no link enviado.

O site, porém, pode direcionar a pessoa para uma forma de ataque virtual que rouba dados, inclusive bancários. Ou, mesmo os links que de fato sejam de pagamento, serão usados apenas para conseguir o dinheiro da vítima.

Como Saber se um Link de Pagamento é Seguro

Faça tudo com calma:

Primeiro, confira se a compra foi de fato efetuada por você ou por alguém a sua volta. Se sim, confirme se já não foi paga de outra forma ou por outra pessoa antes.

Cheque a URL que foi enviada:

Uma das formas de conferir se um site é seguro é observar a URL, ou seja, o endereço do site. Confira se é a oficial daquela marca ou da instituição financeira que vai receber o pagamento.

Por exemplo, se você fez uma compra na marca de roupas “Moda D”, confira se o link é do site oficial com o nome da marca. Se o site tiver alguma variação disso, por exemplo “Modda D”, é sinal de que aquele pode ser um site perigoso.

Confirme se o endereço do site tem a sigla HTTPS no início:

“HTTPS” vem do termo em inglês Hypertext Transfer Protocol Secure, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

Ele deve aparecer no início da URL para mostrar que o site tem certificado SSL e comprovar que os dados compartilhados entre você e o site não podem ser interceptados. Ou seja, as informações são criptografadas.

Fique atento a erros ortográficos ou na imagem de perfil do contato:

Se tiver recebido o link de pagamento por um contato estranho em redes como o WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem, observe a comunicação desse perfil.

As mensagens estão escritas corretamente? O número do perfil é o oficial que a marca divulga em seu site e redes sociais? E a foto que está sendo utilizada? Tudo isso são pistas para ligar o alerta.

Use programas de verificação e antivírus:

É possível encontrar diferentes empresas oferecendo serviços de verificação de segurança para usuários da internet. Vale a pena ter algum deles como proteção.

Procure o símbolo de conexão segura:

Dependendo do navegador que a pessoa usar, um símbolo diferente pode aparecer, mas o cadeado costuma ser o mais frequente. Esse símbolo fica na frente da URL. Clicando nele, o internauta pode ver a mensagem informando se essa é uma conexão segura.

Conferir os dados da empresa:

Clicou no link? Se possível, confira se constam o nome e CNPJ da empresa que será beneficiária do pagamento.

O que fazer se cair no golpe?

Além dos prejuízos financeiros, esse tipo de situação também desestabiliza emocionalmente muitas pessoas. Afinal, ser vítima de um golpe e perder dinheiro conquistado com trabalho é no mínimo frustrante.

Se tiver acontecido, as dicas são:

Troque senhas e acessos de todas as contas que puder com agilidade.

Baixe ou atualize sistemas antivírus do computador, celular ou outro dispositivo de onde tiver acessado o link do criminoso.

Salve todas as informações e provas que conseguir.

Abra um boletim de ocorrência.

Faça contato com sua instituição bancária para tentar cancelar o pagamento, ou as possíveis movimentações feitas em seu nome.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de junho de 2024.