Que o período de final de ano resulta, geralmente, em lojas cheias, todo mundo sabe, mas não é só o comércio que vê as vendas aumentarem nessa época. O setor de serviços também acaba lucrando muito com as festividades, principalmente no segmento da beleza. Quem quer cortar o cabelo, fazer as unhas ou mesmo agendar uma maquiagem, precisa correr para conseguir um horário, pois os salões já estão cheios.
“É uma época bem cheia e concorrida pelos horários de atendimento nos serviços de beleza. Estou com minha agenda fechada já desde o final de outubro, e a das minhas equipes está quase fechando também”, afirmou a cabeleireira Érika Hellen, do salão e loja para cabelos cacheados Cachos e Cor, localizado em Campina Grande.
Em João Pessoa não é diferente. A cabeleireira Patrícia Morais, do salão Tânia Cabelos, contou que sempre fica com a agenda cheia em dezembro. “A partir de outubro já começa a procura”, disse.
Serviços
O fim do ano traz boa movimentação para o comércio, mas o setor de serviços também lucra muito com as festividades, principalmente no segmento da beleza
Para ela, além da ocorrência das mais diversas festas de confraternização relacionadas ao Natal e Ano Novo, que levam as pessoas a buscarem uma aparência melhor, há também o sentimento de “ano novo, vida nova”, que leva alguns a realizarem mudanças radicais no visual.
A balconista Natasha da Silva, que estava no salão fazendo mechas no cabelo, contou que iria procurar o serviço independente da época do ano, pois o cabelo já precisava de retoques, mas confessou que o período de festividades também pesou na decisão. “Com certeza a gente quer se arrumar para passar a virada de ano bonita”, comentou.
As mechas, aliás, são o serviço mais procurado no salão de Érika Hellen nesse período. “É época de retoque anual ou mensal do procedimento”, justificou ela, acrescentando que, devido à alta procura, prioriza as clientes antigas para que elas não fiquem sem vaga. “Aqui temos uma política de entrar em contato com as clientes fixas para priorizar o atendimento delas, e aí sim abrimos a agenda para todo o público”, explicou.
Para ela, existem vários fatores que fazem com que ocorra esta procura maior nesse período. “As festas de fim de ano, as férias e, consequentemente, o ganho de tempo, além do pagamento do 13o, que aumenta o poder de compra das pessoas”, opinou.
“Ouvimos histórias comoventes de pessoas que esperam o ano inteiro para realizar o sonho de ter esse momento de investimento em cuidados pessoais”, destacou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de novembro de 2024.