Realizada no Brasil há 14 anos, a sexta-feira de descontos especiais, conhecida como Black Friday, já se tornou uma data importante para o comércio, garantindo boas vendas. Este ano, a promoção que sempre ocorre na última sexta-feira de novembro, será no dia 29, mas algumas lojas, a exemplo do Magazine Luiza, prometem preços promocionais o mês inteiro. A expectativa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB) é de que as vendas cresçam em torno de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Definitivamente, o comércio brasileiro e o paraibano adotaram essa data como um momento de boas promoções e tem-se tornado cada vez mais popular. A expectativa é que esse ano as vendas cresçam em toda a Paraíba e os itens que devem ser mais procurados são vestuário, calçados e eletroeletrônicos”, avaliou o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros.
Já o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Eliézio Bezerra de Farias, também acredita que haverá crescimento nas vendas, contudo, ao mesmo tempo, pensa que a data já foi melhor.
“Esperamos um crescimento, sim, nas vendas, já que toda data sazonal é vista com expectativa por parte dos lojistas e na maioria das vezes traz bons resultados para o comércio. No entanto temos observado que nos últimos anos a Black Friday tem perdido um pouco da força que apresentava há alguns anos. Isso pode ser atribuído a dois fatores: o crescimento das compras on-line e a aproximação das festas de final de ano, que representa a principal data do comércio varejista brasileiro”, comentou Eliézio.
Estatísticas
Uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago revelou que 85% dos brasileiros pretendem comprar durante a promoção deste ano. O levantamento, que entrevistou 27 mil pessoas, indicou também que 42% dos consumidores esperam descontos superiores a 60%.
Ainda conforme a pesquisa, os produtos mais procurados são eletrodomésticos, seguidos por itens de decoração, que este ano superaram a demanda por eletrônicos. Produtos de beleza também estão entre os preferidos.
Já em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito foi escolhido por 54% dos entrevistados. O Pix aparece em segundo lugar, com 19%, seguido por linhas de crédito (16%), cartão de débito (10%) e boleto (1%).
O que é
Criada nos Estados Unidos com o nome de Black Friday, a liquidação ocorre um dia após o Dia de Ação de Graças, importante data comemorativa daquele país. A ideia é que as lojas consigam se desfazer do que sobrou do estoque relativo a esta data, para, então, se abastecer com o estoque de Natal. Há 14 anos, a sexta-feira de promoções foi adotada no comércio brasileiro como forma de aquecer as vendas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de outubro de 2024.