Notícias

em 2024

Estado teve segundo maior crescimento de energia solar no NE

publicado: 30/12/2024 09h44, última modificação: 30/12/2024 09h44
ENERGIA SOLAR © Ortilo Antônio (1).JPG

A geração distribuída é caracterizada pela produção de energia em sistemas instalados em telhados ou propriedades privadas | Foto: Ortilo Antônio/Arquivo A União

A Paraíba teve alta de 29,7% no número de instalações de unidades de geração distribuída, impulsionado por linhas de crédito facilitadas

O estado registrou o segundo maior crescimento no número de sistemas solares instalados no Nordeste, em 2024, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De janeiro até meados de dezembro, o estado alcançou 8.200 novas unidades de geração distribuída em residências, comércios, indústrias, entre outros.

O resultado coloca a Paraíba em destaque nacional, ocupando a nona posição nesse ranking do país. O avanço reflete o crescimento contínuo na adesão da população à energia solar como fonte sustentável e econômica no estado e da capacidade total de geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas.

A geração distribuída, caracterizada pela produção independente de energia elétrica em pequenos sistemas instalados em telhados ou propriedades privadas, tem sido fundamental para a expansão desse mercado. Esse avanço é impulsionado pelo acesso facilitado a linhas de crédito e financiamentos, que vêm reduzindo os custos de implantação e acelerando o movimento de transição energética no estado.

Números
De janeiro até meados de dezembro, foram 8.200 novas unidades de geração distribuída em residências, comércios e indústrias, entre outros

O Sicredi, instituição financeira cooperativa, registrou, em 2024, um saldo total de R$ 79,2 milhões em sua carteira de crédito para financiamento de sistemas de energia solar na Paraíba. O número de operações realizadas na carteira chegou a 1.241 no ano, um crescimento de 19,4% em relação a 2022.

A procura por financiamentos de sistemas de energia solar tem sido impulsionada por diversos fatores, segundo Ana Paula Medeiros Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste. “O financiamento para nossos associados cobre até 100% do valor do projeto, com prazos de pagamento flexíveis de até 10 anos, dependendo da política de cada cooperativa, e inclui assessoria especializada para apoio no processo”, afirma. 

A coordenadora explica que a análise de crédito simplificada e as taxas de juros competitivas têm sido fundamentais para tornar esse financiamento mais acessível. “O financiamento tem se tornado uma opção cada vez mais atraente, dado o retorno garantido do investimento em energia solar”, complementa.

O crescimento na linha de crédito do Sicredi, voltada tanto para consumidores residenciais quanto empresas, é reflexo ainda de uma conscientização crescente sobre a importância da sustentabilidade e da economia de recursos naturais. Além dos benefícios ambientais, a energia solar proporciona vantagens financeiras significativas.

Ana Paula Medeiros Vieira cita como benefício ainda a redução de custos com a conta de energia e a possibilidade de vender o excedente gerado. “Para que o associado tenha segurança sobre a viabilidade do seu projeto, o Sicredi disponibiliza uma equipe de especialistas em energia solar para ajudar a escolher a melhor opção conforme as necessidades energéticas individuais”, conclui.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de dezembro de 2024.