De janeiro a Abril

Exportações crescem 54% na Paraíba

publicado: 11/05/2023 12h03, última modificação: 11/05/2023 12h03
Volume de negociações alcançou US$ 75,4 milhões, com vendas para Espanha, Gana, França, Tunísia e Portugal

por Thadeu Rodrigues*

As exportações da Paraíba cresceram 54,20%, no acumulado de janeiro a abril deste ano, alcançando o patamar de US$ 75,4 milhões com a venda de mercadorias para países como Espanha, Gana, França, Tunísia e Portugal. No primeiro quadrimestre do ano passado, o quantitativo foi de US$ 48,9 milhões. Os dados são do Centro Internacional de Negócios (CIN), ligado à Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

Conforme o levantamento da balança comercial da Paraíba, no acumulado do ano, os principais produtos exportados foram calçados de borracha ou plástico (US$ 22,7 milhões), açúcares de cana (US$ 15,7 milhões), álcool etílico não desnaturado (US$ 10,1 milhões), Ilmenita - minérios de titânio (US$ 6,4 milhões), calçados com parte de borracha ou plástico (US$ 4 milhões).

De acordo com o panorama mensal de abril, os produtos mais exportados foram calçados de borracha (US$ 3,5 milhões), sucos de abacaxi (US$ 787 mil), mamões frescos (US$ 686 mil) e outros tipos de calçados (US$ 587 mil). Os destinos para os produtos foram os Estados Unidos, Argentina, Espanha, Filipinas e os Países Baixos.

Importações

Em relação às importações, houve uma redução de 29,47% no primeiro quadrimestre do ano, em comparação com os quatro primeiros meses de 2022. A Paraíba importou US$ 288, 5 milhões em mercadorias. No ano passado, o montante foi de US$ 409 milhões. Os principais países de origem das importações da Paraíba foram China, Estados Unidos, Uruguai, Argentina e México.

Quanto aos produtos, os que se destacaram no período foram: células fotovoltáicas (US$ 48,3 milhões), naftas (US$ 33,1 milhões), Malte não torrado, inteiro ou partido (US$ 29,8 milhões), coque de petróleo não calcinado (US$ 21,6 milhões), óleos brutos de petróleo (US$ 19,8 milhões).

No recorte de abril, os países de origem dos produtos importados foram Estados Unidos, China, Rússia, México e Colômbia. As mercadorias compradas do exterior foram: óleos brutos de petróleo (US$ 18,9 milhões), células fotovoltaicas (US$ 15,6 milhões), naftas (US$ 9,1 milhões) e coque de petróleo (US$ 8,4 milhões).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de maio de 2023.