O município de Bananeiras inaugura o calendário de eventos agropecuários do ano na Paraíba com a realização da Feira Agropecuária do Brejo Paraibano 2025 (Feabe-PB), que começa hoje, na Vila Aura, com expectativa de negócios fechados em torno de R$ 20 milhões. O evento, que conta com o apoio e participação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), é o primeiro dos cerca de 50 eventos que movimentarão o setor, servindo de espaço para a divulgação do resultado dos produtores rurais e gerando negócios.
O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, ressalta a importância da realização de eventos como a Feabe-PB para o crescimento do setor. “As feiras agropecuárias e eventos similares são vitrines para o produtor rural, para os órgãos que atuam no crescimento da agropecuária e da pesca. Eles ajudam o ambiente dos negócios, o avanço tecnológico e também aproximam o homem do campo da sociedade como um todo”, enfatizou.
A Feabe 2025 é a única feira do Nordeste especializada na raça Nelore. Durante a programação, haverá o Shopping Nelore Agro OPF, com produtores e matrizes e alta genética. O evento terá a participação de expositores regionais em mais de 50 estandes com produtores e marcas de empresas locais, contribuindo na promoção do comércio e do turismo na região.
A programação prevê, além da exposição de animais e produtos, a realização de palestras com especialistas que abordarão temas como manejo, sanidade, reprodução e produtividade. Além dos negócios, a Feabe 2025 terá na programação cultural apresentações de artistas como Danny Xavier, Curió, Liss, entre outros.
Logo no início da programação, o secretário Joaquim Hugo presidirá a reunião do Fórum Estadual de Secretários e Secretárias de Agricultura da Paraíba (Fessagri). O encontro ocorrerá no Parque de Exposição, situado ao lado da Vila Aura, no Centro de Bananeiras. Na ocasião, Judi Maria Nóbrega, diretora de Suporte e Normas, proferirá a palestra “Governos Federal, Estadual e Municípios na Estruturação do Sistema de Inspeção Municipal”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de março de 2025.