Empregabilidade

Feirão tem quase duas mil vagas de emprego na capital

publicado: 28/05/2024 10h41, última modificação: 28/05/2024 10h41
Programação inclui capacitação que ocorre em salas do Espaço Cultural
Feirão de empregabilidade - Kleide Teixeira.jpg

Evento facilita o contato entre empregadores e candidatos e propicia contratações imediatas | Foto: Kleide Teixeira/Secom-JP - Foto:

por Bárbara Wanderley*

O Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, receberá nestas terça e quarta-feira, das 8h às 17h, o 3o Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo, com quase duas mil vagas de emprego. O evento é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest).

Durante esses dias, o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) fará cadastros e encaminhamentos para vagas de emprego disponíveis em diversas áreas. Para concorrer, o candidato deve levar carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

A secretária municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Vaulene Rodrigues, lembrou que o feirão promove um contado direto entre empregadores e candidatos, o que pode resultar em contratações imediatas.

“O Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo é um evento de grande importância por várias razões que são relevantes para o desenvolvimento econômico da cidade. O evento oferece aos participantes a chance de encontrar vagas de trabalho disponíveis, facilitando o contato direto entre empregadores e candidatos. Isso pode resultar em contratações imediatas ou em processos seletivos simplificados”, pontuou.

O evento também tem uma programação que inclui 25 cursos de capacitação, que ocorrem em cinco salas de aula no Espaço Cultural. Para participar, os interessados precisam comparecer ao local com no mínimo 15 minutos de antecedência de cada aula. Não é necessário fazer inscrição, mas as vagas são limitadas.

Nova chance

O Escritório Social da Paraíba, unidade de João Pessoa – equipamento instituído pelo Governo do Estado que reúne num mesmo local atendimentos e serviços para dar suporte às pessoas egressas do sistema penitenciário e seus familiares – também vai participar do feirão.

As Secretarias de Estado da Administração Penitenciária, da Mulher e da Diversidade Humana e do Desenvolvimento Humano e o Escritório Social dividirão o estande, com o objetivo de favorecer as pessoas egressas do Sistema Penitenciário do Estado.

O evento oferecerá aos participantes a oportunidade de encontrar vagas de trabalho disponíveis, facilitando o contato direto entre empregadores e candidatos.

O gerente do Escritório Social, Ringson Toledo, falou da importância desse evento como um marco para vida dos egressos que querem mais oportunidades de inserção social e busca no mercado de trabalho: “Além da visibilidade e integração social, os egressos vão agregar mais possibilidades e, participando das formações durante o feirão, aumentarão as chances de trabalho”, afirmou.

Os egressos também terão oportunidade de participar de uma programação que inclui capacitações importantes para transformar os interessados em profissionais ainda mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Serão 25 cursos de capacitação diferentes nos dois dias de evento, sendo 14 no primeiro dia e 11 no segundo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de maio de 2024.