Nos últimos anos, João Pessoa tem se consolidado como um dos destinos mais procurados do Nordeste não apenas pela tranquilidade e qualidade de vida, mas também como alternativa para quem deseja aproveitar o período de Carnaval longe da folia intensa. Enquanto outras capitais brasileiras são marcadas por grandes blocos nas ruas, a capital paraibana oferece as festas majoritariamente na semana anterior, com a sua tradição do chamado pré-Carnaval. A partir de amanhã, a cidade recebe mais quem prefere descanso e outros tipos de experiências. Nesse cenário, o mercado de aluguel por temporada ganha cada vez mais destaque.
É o caso de Mayara Helena, que aluga por temporada e sempre recebe hóspedes em um apartamento que tem na orla do Cabo Branco, um dos locais mais tranquilos e que são bastante procurados por turistas que aproveitam o feriadão do Carnaval para escapar um pouco dos festejos.
“João Pessoa hoje é uma cidade que é uma das opções preferidas dos turistas, devido à baixa violência, preços acessíveis de passeios, variedades de restaurantes. Eu aluguei neste ano para hóspedes que acertaram comigo com quatro meses de antecedência para esse período do Carnaval”, comentou.
Ela conta que uma das principais procuras é justamente de hóspedes que são oriundos de cidades que têm tradição na folia. Muitas vezes, ela recebe pernambucanos no período. “Existe uma demanda bem considerável por famílias que querem fugir da folia, que vêm de Pernambuco e do Rio de Janeiro”, comentou.
Um levantamento do Booking.com — uma das maiores plataformas globais de reservas de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços turísticos — aponta João Pessoa como o quarto destino mais buscado do Brasil para o Carnaval de 2026. A pesquisa considera hospedagens para o período de 14 a 17 de fevereiro de 2026 e foi realizada com base em buscas feitas entre 1o de novembro de 2025 e 8 de janeiro de 2026.
No ranking geral, a capital paraibana aparece atrás apenas do Rio de Janeiro, Porto de Galinhas (PE) e Salvador (BA). No recorte específico para viagens de casais, João Pessoa também ocupa a quarta posição, ficando atrás do Rio, Salvador e Maceió (AL), consolidando-se como uma das preferências para quem busca conciliar lazer e romantismo durante o feriado.
O modelo de aluguel por temporada consiste na locação de imóveis mobiliados por curtos períodos, dias, semanas ou um mês. Atualmente, há algumas plataformas na internet que intermedeiam as negociações entre hóspedes e anfitriões.
A modalidade oferece praticidade, conforto e, muitas vezes, custo-benefício superior ao da hospedagem tradicional em hotéis. Apartamentos à beira--mar, estúdios compactos para poucas pessoas, e casas em condomínios fechados, quando se trata de um grupo maior, estão entre as opções mais buscadas na capital paraibana.
Há também a opção de serem celebrados contratos de locação, mesmo em caso de estadia por um período pequeno de tempo. “O contrato assegura o direito de permanência no imóvel pelo prazo ajustado, impedindo a desocupação arbitrária ou sem justificativa legal. Além disso, delimita as condições de uso do imóvel, incluindo restrições como a necessidade de autorização expressa para sublocação”, explica Lucas Jhônata Ramos da Silva, advogado especialista em Direito Condominial.
Jonas Agápito escolheu João Pessoa para passar o feriado de Carnaval. Ele comenta que a ideia foi justamente optar por uma cidade que entregasse mais tranquilidade na mobilidade urbana nesse período. “Acho que João Pessoa ainda é um bom destino para quem foge dos tradicionais centros urbanos quem têm Carnaval. A cidade não se mobiliza tanto em torno da festa e a pessoa acaba conseguindo aproveitar os dias de folga”, analisou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de fevereiro de 2025.