Com o objetivo de aquecer e fomentar a economia gastronômica local, neste ano, a sétima edição do festival Paraíba Restaurant Week reunirá 52 restaurantes da Grande João Pessoa. Os locais participantes vão oferecer menus especiais a preços fixos e acessíveis dos dias 27 de março a 27 de abril. O evento propõe convidar e incentivar o público a explorar diferentes propostas gastronômicas, e os restaurantes aproveitam também para atingir novos públicos.
Segundo a organização, o festival será realizado, neste ano, em março e abril, meses que, geralmente, apresentam menor circulação de clientes nos estabelecimentos, sobretudo em comparação com meses de férias, épocas de feriados e datas comemorativas. Pensados especificamente para esta ocasião, os menus oferecidos ao público são criados pelas equipes dos restaurantes que participam e incluem entradas, pratos principais e sobremesas. Os preços dos menus variam de R$ 62,90 a R$ 89,90.
O festival acontece há 18 anos no Brasil, em diferentes cidades. A edição paraibana demonstra a relevância dos eventos gastronômicos, que contribuem para fortalecer os empreendimentos do segmento. Em 2024, conforme a organização, os restaurantes que fizeram parte do evento tiveram crescimento de até 40% nas vendas em comparação ao período pré-festival, com mais de 37 mil menus vendidos e faturamento acima de R$ 3 milhões.
Impulsionando o fluxo de clientes durante a baixa temporada, o evento incentiva a descoberta de novos restaurantes, além de movimentar a economia local. O festival tem também um propósito solidário. A cada venda, será dedicado um percentual à Casa da Criança com Câncer, beneficiando crianças e adolescentes em tratamento oncológico na Paraíba.
“Nossa expectativa para 2025 é ampliar ainda mais a visibilidade dos restaurantes do grupo”, disse André Nonino, proprietário de três restaurantes que integram o evento, sendo o mais recente deles, Nonino Gastronomia, estreante no evento. O empresário destaca que a participação em edições anteriores rendeu aos outros dois empreendimentos do grupo maior destaque entre o público. “O Reserve Garden e o Limone & Capperi estiveram entre os mais procurados, o que reforça o impacto positivo do evento para o nosso faturamento”.
André acredita que o festival atrairá mais clientes, contribuindo para o crescimento das vendas. “Participar é uma oportunidade valiosa para aproximar a nossa gastronomia de um público mais amplo”. O festival serve como vitrine, ele explica que além de aumentar o movimento nos restaurantes, a ocasião também apresenta as propostas gastronômicas elaboradas pelas equipes profissionais a novos públicos.
Ele ressalta que, muitas vezes, esses clientes passam a retornar aos restaurantes depois do evento. Segundo o empresário do ramo gastronômico, a organização prévia envolve um planejamento cuidadoso. “Nós nos empenhamos para criar menus exclusivos que transmitam a identidade de cada restaurante, desde a escolha dos ingredientes até a harmonização dos pratos”.
O restaurante de culinária asiática Bamã já funciona há três anos e fará parte do evento pela primeira vez nesta edição. Viviane Cardoso, sócia do estabelecimento, ressalta que o evento é encarado por ela e por sua equipe como uma oportunidade de atrair novos clientes e divulgar a experiência gastronômica do restaurante.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de março de 2025.