Notícias

produtos temáticos

Fim de ano gera ganhos para empreendedores

publicado: 18/11/2024 11h00, última modificação: 18/11/2024 11h00
Natal e reveillón fazem procura por enfeites prontos e artesanais aumentar
1 | 2
Madriana usa a chita, um tecido com estampas fortes que representa a cultura nordestina | Foto: Leonardo Ariel
2 | 2
Cabe aos clientes a compra de todos os itens de decoração para a montagem das árvores | Foto: Arquivo pessoal/Fabiana Araújo
2024.11.14 Renda Extra Natal © Leonardo Ariel (1).JPG
WhatsApp Image 2024-11-14 at 12.54.58 (1).jpeg

por Bárbara Wanderley*

Com o período natalino se aproximando, muitos empreendedores aproveitam para conseguir uma renda extra desenvolvendo produtos temáticos e serviços específicos para as festividades.

É o caso das irmãs Carla e Anaclara Leal, da Confeitaria ML, que vendem tortas, doces e salgados por encomenda. Anaclara contou que a procura aumenta muito nessa época do ano, pois as pessoas fazem encomendas para festas de confraternização, além de jantares de Natal e de Ano Novo. Ela contou que no Natal as vendas chegam a aumentar em 300%.

Outra empreendedora que está aproveitando o período é a artesã Madriana Nóbrega, da Cor da Chita. Na empresa ela usa a chita, um tecido com estampas fortes que acabou assumindo importância na cultura nordestina, para confeccionar colchas, estandartes, bolsas, pingentes de porta, etc.

Este ano, ela resolveu incorporar esse tecido também às guirlandas natalinas. “Eu queria oferecer algo que fizesse sentido com o Natal, mas mantendo a identidade da Cor da Chita, então, é uma guirlanda nordestina”, explicou Madriana.

Ela apresenta os produtos pelo Instagram e WhatsApp, e o cliente tanto pode escolher uma das opções disponíveis para pronta-entrega, como pode fazer uma encomenda mais personalizada, caso não encontre o item de sua preferência à mostra.

Renda extra que se tornou meio de vida

A empreendedora Fabiana Araújo encontrou no período natalino não só uma renda extra, mas também uma forma de financiar o próprio negócio. A ideia surgiu quando ela trabalhava em uma loja de decoração, há cerca de nove anos, e decidiu montar uma árvore de Natal com os produtos da loja. “E eu nem gostava muito de fazer essa parte de Natal porque achava muito trabalhoso, mas se eu gostasse do resultado, eu mesma compraria a árvore para levar para casa”, lembrou.

A árvore de Natal montada por Fabiana fez sucesso entre os clientes da loja, que começaram a pedir que ela fosse montar algo parecido nas residências deles. O serviço foi se espalhando, no boca a boca, e passou a ser cada vez mais requisitado.

A loja onde Fabiana trabalhava acabou fechando, mas o trabalho com a montagem de árvores de Natal garantiu o dinheiro que ela precisava para o investimento inicial no próprio negócio: o restaurante Delícias da Fabi, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Ela contou que, para começar o negócio, juntou o dinheiro referente a dois anos de montagem de árvores de Natal. “Como é um trabalho apenas manual, criativo, eu não gasto nada com material, então eu conseguia guardar todo o dinheiro. Agora eu fico no restaurante o ano todo e no Natal, concilio com as montagens”, explicou.

Os itens decorativos são adquiridos pelos próprios clientes, cabendo a Fabiana apenas a criatividade e o cuidado na montagem. “O cliente me diz a árvore que está na cabeça dele e eu transformo em realidade”, afirmou.

Fabiana relatou, no entanto, que devido à alta demanda pelo serviço, não está conseguindo mais fazer as compras de decoração. “Mas eu sempre oriento como fazer. Como já tenho experiência, digo ao cliente em qual loja ir e o que comprar. Às vezes, eles mandam foto ou vídeo pelo WhatsApp e a gente vai combinando”, disse.

Agora que tem o próprio restaurante, ela começou a fazer também ceias de Natal para oferecer aos clientes. “Aí eu já consigo juntar as duas coisas, oferecer a montagem da árvore e a ceia”, comentou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de novembro de 2024.