MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO

Grandes marcas nacionais apostam na festa junina

publicado: 03/06/2024 13h50, última modificação: 03/06/2024 13h50
Evento inclui 1,5 mil atrações e estima um público de três milhões de pessoas
Ativacao Natura Sao Joao Campina Grande 20241.jpg

A Natura espera aprofundar a relação com o público e diz que o estado tem grande potencial | Foto: Divulgação/Natura

por Bárbara Wanderley*

Com 33 dias de festa, 1,5 mil atrações e um público estimado de três milhões de pessoas, a expectativa é de que a festa de São João de Campina Grande movimente mais de R$ 600 milhões. Com esses números, o evento tem atraído grandes marcas, como a Natura, Energisa e Assaí, entre outras, que patrocinam a festa e realizam ações estratégicas no Parque do Povo para se aproximar dos clientes nordestinos.

Em entrevista exclusiva ao jornal A União, a gerente de marketing da Natura, Débora Gentil, contou que a região Nordeste é responsável por 50% do consumo de produtos de perfumaria e cosméticos do país e o maior mercado consumidor da marca. “De cada 10 lares no Nordeste, oito têm produtos Natura”, afirmou.

Débora explicou que na Vila Natura, que será montada no Parque do Povo, o público terá contato com diversos produtos da marca, serviço de maquiagem, além de participar de atividades lúdicas como a pescaria na área reservada ao perfume Kaiak. Com a ação, a marca espera aprofundar a relação com o público da região. “É uma conexão maior viver algo junto com o público”, disse. Sobre a escolha do estado para isso, a gerente afirmou: “a Paraíba tem um potencial incrível”.

Dois novos perfumes, inclusive, serão lançados durante o São João, o Conexão de Humor e o Festival de Humor. Este último foi desenvolvido pela perfumista da Natura após visitar vários festivais em busca de um cheiro que representasse a alegria desses eventos, conforme explicou Débora Gentil. “Acho que no pós-pandemia havia essa carência de alegria e coletividade”, comentou.

Já o diretor-presidente da Energisa Paraíba, Marcio Zidan, afirmou que o patrocínio da empresa reforça o compromisso com a cultura, a economia local e o desenvolvimento sustentável da região.

“Entendemos que o São João não é apenas uma celebração cultural; é também um motor econômico que atrai milhares de turistas, gerando emprego e renda para a comunidade, e apoiar essa festa é contribuir com tudo isso. Além disso, em parceria com a Prefeitura de Campina, desde 2022 temos investido, através do nosso Projeto de Eficientização Energética, na iluminação para as festividades juninas como nova iluminação do Parque do Povo, Açude Velho e nesse ano, o Açude Novo, trazendo benefícios para a população que ficará para além do São João”, disse.

O diretor regional do Assaí Paraíba, João Miguel Gouveia, argumentou que o São João representa uma oportunidade única para a empresa se manter mais próxima dos paraibanos e dos nordestinos. “Ao apoiar e investir nesse evento, nós reforçamos o compromisso de aumentar nossa presença na região, especialmente no estado da Paraíba”, comentou.

“Além disso, temos a chance de nos aproximar significativamente de nossos principais públicos: transformadores, abastecedores e consumidor final, que estarão presentes no São João de Campina Grande e têm no evento uma oportunidade de, tanto celebrar com amigos e familiares, no caso do cliente final, quanto de aumentar as suas vendas, para o micro e pequeno empreendedor”, completou.

Ele contou que a empresa preparou diversas ações para a festa. “Teremos barraquinhas do Assaí com um divertido jogo de roleta, onde o cliente poderá ganhar brindes e vales-compras. Além disso, contaremos com um painel de fotos ‘instagramável’, que também estará disponível durante os casamentos coletivos. Todos os casais que participarem da cerimônia, receberão um cartão-presente do Assaí de R$ 300 para compras em nossas lojas”, contou.

Maior do Mundo

A festa de São João em Campina Grande, conhecida como o maior São João do mundo, acontece de 29 de maio a 30 de junho, totalizando 33 dias de festa no Parque do Povo. Além disso, também há seis dias extras de festa no município de Galante, começando um fim de semana antes e terminando dois depois das datas do Parque do Povo, somando, assim, 39 dias de festa na região.

Cerca de 500 atrações se apresentam no Palco Principal, além das que passam pelo Palco Cultural, Distritos, Ilhas de Forró e Pátio de Eventos, num total 1.500 apresentações e mais de mil horas de show.

No ano passado, a festa teve 2,5 milhões de visitas ao Parque do Povo. Para 2024, a expectativa é de um aumento em torno de 20%, ou seja, três milhões de visitas. Cerca de 20% do público é formado por turistas.

O evento movimentou mais de R$ 500 milhões na economia, mas a expectativa também é de crescimento de 20% neste ano, o que equivale a R$ 100 milhões a mais. Os dados são da Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações LTDA, empresa responsável pela gestão da festa.

O crescimento esperado se dá, principalmente, pela expansão da área do evento. O Parque do Povo passará dos atuais 31.595 m², para cerca de 40 mil m² + 15 mil m² da primeira etapa do novo Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), totalizando 55 mil m².

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de junho de 2024.