A história do Grupo Boticário começou em 1977, em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná, e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.
Em 1980, foi inaugurada a primeira franquia da rede, em Brasília, e, em menos de uma década, já havia quase mil lojas franqueadas por todo o país.
Hoje o Grupo Boticário é a maior rede de franquias de beleza do Brasil e do mundo, com mais de quatro mil lojas físicas e presença em mais de 40 países. A primeira franquia foi aberta em Brasília, em 1980, e, atualmente o Boticário tem pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras.
"O Polo da Beleza demonstra como podemos integrar nossa estratégia, nossos parceiros e fornecedores a toda uma rede de impacto socioeconômico"
- Sérgio Sampaio
O Grupo Boticário celebra uma década de operação na Bahia, consolidando-se como importante agente de desenvolvimento socioeconômico no estado. A convite do Grupo Boticário, o Jornal A União viajou à Bahia, para conhecer a fábrica em Camaçari e o centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos, que completaram 10 anos de atuação, onde já foram impactados positivamente milhares de pessoas por meio de investimentos, geração de empregos, projetos socioambientais e expansão de suas operações.
Desde 2014, ano da chegada ao estado, o grupo alcançou números expressivos. A fábrica de Camaçari produziu mais de um bilhão de itens, enquanto o centro de distribuição em São Gonçalo dos Campos, com capacidade de separação de 70 mil peças por hora, expediu mais de 1,3 bilhão de peças e 36 milhões de caixas, atendendo a 14 estados brasileiros. Para se preparar para o futuro e garantir seu crescimento contínuo e sustentável, o Grupo Boticário anunciou, em agosto deste ano, um investimento de R$ 4,14 bilhões para aumentar sua capacidade logística e industrial.
“Em 10 anos, eles construíram uma trajetória de sucesso e impacto positivo na Bahia. O Polo da Beleza demonstra como podemos integrar nossa estratégia de negócio, nossos parceiros, fornecedores e franqueados a toda uma rede de impacto socioeconômico nos locais onde estão presentes, gerando oportunidades e transformando a região. Olhamos para o futuro com entusiasmo, comprometidos em fortalecer ainda mais nossa parceria”, afirma Sérgio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.
Além disso, R$ 1,8 bilhão será investido na nova fábrica, em Pouso Alegre (MG), aproximadamente R$ 700 milhões nas expansões logísticas até 2027 por todo o Brasil e R$ 840 milhões serão aplicados no incremento da capacidade industrial na unidade de São José dos Pinhais (PR). O estado baiano é um Polo da Beleza do Grupo Boticário, ecossistema com centralidade no consumidor e que colabora para alavancar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde está presente.
Em 2021, foi anunciado o investimento de R$ 600 milhões, além da chegada de empresas parceiras a Camaçari, que geraram empregos diretos e indiretos, expansão das linhas de envase e da capacidade produtiva da fábrica. A fábrica de Camaçari foi a primeira do setor de cosméticos no Brasil a receber a certificação LEED (reconhecimento internacional de empreendimentos sustentáveis), o que contribui significativamente para o alcance dos ambiciosos compromissos de 2030 da empresa.
Carrossel iluminado marca celebração em Camaçari
Após visita à fábrica e ao centro de distribuição, o Jornal A União, foi vivenciar uma celebração que está acontecendo na Praça Abrantes, Centro de Camaçari, de sexta-feira a domingo, das 16h às 22h, até o próximo dia 23. A entrada é gratuita, mediante cadastro realizado na hora no Clube Viva, programa de fidelidade do Boticário.
Jornalistas convidados tiveram o prazer de vivenciar um passeio no carrossel iluminado do Boticário, que foi especialmente escolhido em comemoração aos 10 anos de instalação da fábrica da marca na cidade. Além disso, houve distribuição de brindes personalizados. O visitante que for ao carrossel iluminado do Boticário, participará de brincadeiras para ganhar miniaturas da marca. A expectativa é receber mais de 300 pessoas por dia, até o fim da ativação
Essa é a primeira vez que o Boticário, eleita a melhor marca para presentear no Natal, patrocina as celebrações na cidade e presenteia a população com um grande carrossel iluminado. “Com grande alegria patrocinamos, pela primeira vez, as festividades de Camaçari, onde temos uma de nossas maiores fábricas do Boticário. Esta parceria celebra nosso carinho e compromisso com a Bahia e seus moradores ao longo da última década, proporcionando memórias afetivas em experiências inesquecíveis, compartilhando momentos especiais e espalhando amor”, destaca o gerente de Marketing Regional do Boticário, Anderson Ferreira de Carvalho.
Novos investimentos
• Em agosto deste ano, o Grupo Boticário anunciou investimento total de R$ 4,14 bilhões para ampliar a capacidade logística e industrial, com objetivo de se preparar para o futuro e garantir o seu crescimento contínuo e sustentável;
• Do total anunciado, R$ 1,8 bilhão será investido na nova fábrica, em Pouso Alegre;
• Aproximadamente R$ 700 milhões serão investidos nas expansões logísticas até 2027;
• R$ 840 milhões serão aplicados no incremento de capacidade produtiva e adequações industriais na unidade de São José dos Pinhais (PR);
• Na Bahia, o projeto contempla a ampliação em 50% da capacidade produtiva da fábrica, além da expansão logística.
Projetos e ações sociais
• Empreendedoras da Beleza: formação profissionalizante gratuita na área da beleza cujo objetivo é capacitar e gerar renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos dois anos, considerando Camaçari e São Gonçalo dos Campos, foram registradas mais de 1.900 oportunidades criadas e mais de 400 mulheres formadas nessa região, através do curso on-line.
• Beleza de Educar: uma frente de capacitação profissional em parceria com o Senai, voltada para as indústrias e centros de distribuição da empresa, que visa aproximar estudantes técnicos das operações do grupo, agindo no pilar de qualificação e potencial em empregabilidade, com a expansão de suas operações. Em 2023, foram 25 formados e 50 pessoas contratadas, por meio dessa parceria. Em 2024, as inscrições ainda estão em andamento.
• Festival Gente que Faz o Bem: ações voltadas para crianças da região da operação do grupo em Camaçari e São Gonçalo dos Campos. Nos últimos dois anos, cerca de mil crianças foram beneficiadas pelo programa.
• Maquie&Crie: promove ações de capacitação profissionalizante e fomento ao empreendedorismo com atividades que incluem capacitação on-line e presencial, workshops, oficinas e ações de revitalização em escolas ou ONGs das localidades atendidas. Considerando Camaçari e São Gonçalo dos Campos, em 2023 e 2024 (até outubro), foram mais de 300 inscrições nesse projeto.
• Beleza de Viver: resgata a autoestima de pacientes e acompanhantes de tratamentos de saúde (foco em longa permanência) por meio da realização de curso de automaquiagem. Com ações focadas em Salvador, entre 2023 e 2024, foram mais de 500 beneficiados pelo projeto. Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de dezembro de 2024.