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SCORE DA SERASA

Histórico financeiro é base para a liberação de crédito

publicado: 16/10/2023 09h56, última modificação: 16/10/2023 09h56
Pontuação varia de zero a mil e auxilia instituições na avaliação de propostas
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Consumidor pode subir média com pagamento em dia; negativação derruba avaliação - Foto: Freepik

por Thadeu Rodrigues*

O score de crédito da Serasa Experian é uma ferramenta de avaliação do histórico financeiro de consumidores e empresas pelas instituições financeiras. Quanto maior a pontuação, menor a possibilidade de inadimplência na concessão do crédito. Para aumentar as chances de acesso a financiamento, o consumidor deve pagar todos os débitos antes do vencimento, evitar quitação parcial e, principalmente, a negativação da conta em atraso.

A gerente do Score da Serasa, Amanda Castro, explica que é importante ao consumidor estar atento à sua pontuação de crédito, que pode ser consultada no site da Serasa ou por meio de aplicativo. “O indicador mostra os pontos positivos e negativos, portanto, é possível alterar essa pontuação, mediante uma mudança nos hábitos de pagamento”.

A pontuação de crédito da Serasa varia de zero a mil pontos. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de obtenção de crédito com melhores condições de pagamento, devido ao baixo risco de inadimplência, conforme o perfil do consumidor. Além do Score, as instituições financeiras também podem considerar informações como renda mensal e histórico de emprego.

Amanda Castro recomenda que, antes de pensar em crédito, compra e pagamento, é preciso fazer um planejamento. “A educação financeira é muito importante na vida do consumidor. É preciso ter um orçamento mensal para que o indivíduo não gaste mais do que ganha, que não compre o que não pode pagar. A quitação dos débitos é o principal critério de composição do score. Todo tipo de conta ligada a um CPF é considerada, como as de água e energia elétrica”.

No caso das faturas de cartão de crédito, que permitem o pagamento mínimo ou de valores intermediários, a gerente recomenda que isso só seja adotado em último caso, já que o objetivo é não atrasar nenhuma conta. “Caso não seja possível pagar, é muito importante que o débito não seja negativado, o que causa um grande efeito negativo na pontuação”.

Segundo Amanda Castro, o limite de cartão de crédito pode ser elevado a partir da utilização dos valores e do pagamento em dia. O servidor público Mateus Melo conseguiu aumentar seu limite em 40% no período de um ano. “Eu consegui inicialmente um valor de R$ 10 mil, ao abrir minha conta no banco, mas a capacidade foi atingida e solicitei uma elevação para R$ 15 mil. Consegui R$ 14 mil, mas segundo o gerente, com base no meu histórico, em poucos meses, consigo outro aumento”.

Já a advogada Maria Maia passou por maus bocados por conta de uma dívida em atraso, que já tinha perdido sua exigibilidade de pagamento. “Eu recebi uma grande promoção salarial e a gente da minha agência me ofereceu um empréstimo. Quando fui negociar para trocar meu carro, descobri que minha pontuação estava baixa e que aquele valor não seria liberado. Meses depois, quitei a dívida com o outro banco e foi liberado um valor até maior do que eu estava planejando”.

Manual Score

A Serasa lançou o Manual do Score versão 3.0, que explica quais os critérios que compõem o sistema de avaliação, traz orientações para melhorar a pontuação de crédito no mercado e ajuda o consumidor a não cair em fraudes e golpes. Disponível de forma gratuita no site da Serasa, a principal novidade do documento é a possibilidade de o usuário compartilhar dados bancários, melhorando as chances de aumentar a pontuação, ao gerar um resultado mais preciso e personalizado na pontuação.

A conexão bancária, principal mudança da nova versão, permite uma análise mais real e assertiva de todas as transações financeiras, como o saldo disponível, os investimentos do correntista e seu histórico de cheque especial.

No Manual do Score, o consumidor encontrará informações para ajudar a identificar golpes relacionados ao sistema de pontuação e desmistificar informações falsas - como a impossibilidade de pagar alguém para aumentar a pontuação de crédito. Somente o próprio consumidor pode tomar algumas ações que contribuam para melhorar sua pontuação.
“É muito importante que os consumidores não utilizem informações enviadas por perfis de aplicativos de conversas, como WhatsApp ou Telegram, e nem de redes sociais e outros sites”, aconselha o especialista da Serasa, Wesley Brandão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de outubro de 2023.