Os hotéis de João Pessoa já estão com ocupação acima de 70% neste mês de dezembro e a tendência é aumentar. “O mês ainda não está fechado”, afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Gustavo Paulo Neto. Segundo ele, a expectativa do setor é de alta procura para os próximos meses, principalmente janeiro.
Embora João Pessoa tenha sido apontada como um dos destinos mais procurados do mundo para 2025, de acordo com a plataforma Booking.com, Gustavo argumentou que não é de hoje que a capital paraibana vem se destacando no turismo.
“Esse crescimento já vem acontecendo há algum tempo. Na verdade, desde o início da gestão, o governador João Azevêdo reuniu o trade turístico e formou um corpo técnico bastante capacitado para o trabalho. O governo foi muito feliz nessa escolha e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho”, afirmou.
O trabalho em questão incluiu intensa divulgação, capacitação, participação em feiras, atração de voos e melhorias nos aeroportos, conforme explicou o presidente da ABIH-PB.
“Tanto a Prefeitura de João Pessoa, porque a capital é nossa porta de entrada, quanto o Governo do Estado, têm se preocupado com o turismo e trabalhado muito nisso. Mas não é só João Pessoa. Também temos muita divulgação de Campina Grande, com o São João que é o ponto alto, e da Paraíba toda”, disse.
Airbnb
Gustavo Paulo Neto explicou que parte dos turistas que visitam a Paraíba optam por se hospedar em locais ofertados pelo Airbnb e plataformas similares. Por isso, não é possível ter noção da ocupação total, já que a ABIH-PB considera apenas os meios mais tradicionais de hospedagem, como hotéis e pousadas.
Apesar de esse método de hospedagem acabar fazendo concorrência com os hotéis, Gustavo explicou que não vê a situação de forma negativa. “Airbnb é uma tendência mundial. E contribui para o turismo. Mas tem seus prós e contras. Uma coisa que se fala é sobre a regulação, até mesmo para a segurança de quem usa o serviço, porque hoje em dia não é regulamentado”, comentou.
Como o número de leitos em João Pessoa, muitas vezes, acaba ficando aquém da demanda, a locação desses imóveis acaba se tornando um complemento da rede hoteleira. “Mas agora estamos na expectativa do Polo Turístico do Cabo Branco, que trará mais 10 mil leitos da mais alta qualidade”, afirmou Gustavo.
O Polo Turístico do Cabo Branco trará mais 10 mil leitos da mais alta qualidade, diz o presidente da ABIH-PB
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de dezembro de 2024.