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INSS promove busca ativa para perícia médica na Paraíba

publicado: 26/09/2023 09h56, última modificação: 26/09/2023 09h56
Órgão iniciou ligações a cidadãos que esperam na fila há mais de 45 dias

por Thadeu Rodrigues*

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Estado tem quase 12 mil pessoas aguardando perícia - Foto: Roberto Guedes

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) iniciou ontem a busca por segurados que aguardam perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias. Conforme dados do Portal da Transparência Previdenciária atualizados em 28 de agosto, 11.816 pessoas estavam nessa situação, na Paraíba. Para agilizar o contato com o cidadão, a Central de Atendimento 135 do INSS mudou para o número (11) 2135-0135. Desde o final de junho, o número de requerimentos para atendimento, na Paraíba, reduziu 7,29%.

O chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios do INSS na Paraíba, Wilker Macedo, confirma que a busca ativa para os atendimentos com atraso para além do prazo legal de 45 dias já começou no estado. O número que vai aparecer na tela do telefone do segurado é (11) 2135-0135 para antecipar agendamento de perícia médica. Contudo, não é possível ligar para o número nem estabelecer contato por WhatsApp.

Se o segurado tiver dúvidas sobre a veracidade da ligação, pode fazer uma chamada para a Central de Atendimento 135. Neste caso, vai receber uma SMS do número 28041. O INSS reforça que não entra em contato com o segurado para pedir informações, como número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária.

O número de requerimentos para atendimento, na Paraíba, caiu de 46.784 ao final de junho para 43.375, ao final de agosto. No período, os pedidos de auxílio por incapacidade temporária com necessidade de perícia médica, subiram de 10.578 para 11.816, com alta de 11,7%. Para agilizar o acesso ao benefício, o INSS disponibiliza a ferramenta Atestmed, que permite o envio do atestado médico por meio do aplicativo ou do site Meu INSS.

Na média do país, a redução da fila de atendimentos foi de 5,7%. O número de segurados na espera caiu de 1,79 milhão para 1,69 milhão. Ao todo, 637.427 aguardam perícia médica. Para reduzir a quantidade, o Ministério da Previdência Social e o INSS também investiram no pagamento de produtividade aos servidores pelo trabalho extra e realizaram mutirões de atendimento.

No universo de demanda pelos serviços, o tempo de resolução em mais de 45 dias caiu de 64% para 62%. Para reduzir a média, o Governo Federal lançou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), em 18 de julho, com a Medida Provisória (MP) no 1.181/2023. Conforme o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, a expectativa é chegar ao mês de dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal. Atualmente, apenas 36% estão contemplados. Conforme o INSS, 2% aguardam mais de 365 dias.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de setembro de 2023.