TECNOLOGIA

Internet 5G pode chegar a Patos este ano

publicado: 23/10/2023 10h37, última modificação: 23/10/2023 10h37

por Lusângela Azevedo*

A internet 5G pode ficar disponível no centro da cida­de de Patos, no Sertão do esta­do, ainda neste ano. De acor­do com o diretor de novos negócios da Agência Brasi­leira de Desenvolvimento In­dustrial (ABDI), do Governo Federal, Tiago Faierstein, no cronograma da Agência Na­cional de Telecomunicações (Anatel), a previsão de che­gada da tecnologia na cidade, seria a partir de julho de 2026.

“Pelo cronograma da Ana­tel a operadora só tem obriga­ção de colocar o 5G aqui em Patos em 2026, mas a partir da intervenção e do investi­mento, a cidade terá 5G ainda esse ano e será um dos pou­cos municípios no interior do Brasil até essa tecnologia mui­to mais rápido,” informou Essa e outras obras e ações fo­ram apresentadas pelo prefei­to Nabor Wanderley na noite da quinta-feira (19), para co­memorar os 120 anos de ele­vação da Vila de Patos à cate­goria de cidade, celebrado na próxima terça-feira (24). No total, um investimento supe­rior a R$ 60 milhões em todas as áreas como Educação, Saú­de, Esportes, Mobilidade e In­fraestrutura Urbana.

Obras

Entre as obras, grandes investimentos, como pavi­mentação em paralelepípe­dos e asfáltica em mais de 100 ruas da cidade; constru­ção de cisternas na zona ru­ral; ampliação do Terreiro do Forró; construção do Com­plexo de Saúde Segundo Bri­to e da UBS Pedro Leandro no Conjunto dos Sapateiros; construção do Cras no bairro Belo Horizonte, além da en­trega de um trator com grade niveladora, aradora e carreta agrícola. Além da instalação de 60 câmeras de videomo­nitoramento, 30 luminárias inteligentes e 30 pontos de Wi-Fi público, no centro, den­tro do Programa Conecta 5G.“Dentro dessas ações, diver­sas delas, nós já estamos com recursos garantidos, mas ou­tras mais ainda virão, que fa­remos com recursos próprios e com mais recursos que ire­mos conseguir juntar o Go­verno do Estado e o Governo Federal, através dos nossos parlamentares. Sei onde es­tão os principais problemas da cidade e a gente está pro­curando resolvê-los,” disse o prefeito.

Segundo o cronograma da Anatel, o sinal 5G só deveria chegar ao município em julho de 2026

Segundo Nabor Wander­ley, o governador João Aze­vêdo assinou a liberação de mais de R$ 10 milhões para a execução de obras no municí­pio. Dentre elas a construção do Centro de Formação de Professores (R$ 4,5 milhões), construção de Passeio Metá­lico sobre a Ponte do Açude do Jatobá (R$ 952 mil) e cons­trução da Avenida Lagoa dos Patos (R$ 3,6 milhões), que já está sendo executada.

Para Nabor, a parceria do município com o governo do Estado tem trazido bons re­sultados para a população:“É fundamental destacar a vi­são municipalista do Gover­nador João Azevêdo. Aqui já temos parcerias para conclu­são de obras de Vila Olímpi­ca, do CIE, do Teatro Muni­cipal, construção de creches, e ele agora presenteou a ci­dade com mais essas novas obras. E fora tudo isso, nós te­mos aí um aeroporto que vai ser construído, e estamos aí prestes a assinarmos aqui - o governador vai assinar aqui em Patos - a ordem de servi­ço para a construção do Hos­pital de Trauma do Sertão, a obra vai custar aproximada­mente R$ 100 milhões,” enfa­tizou o gestor.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de setembro de 2023.