A chegada do inverno pode impulsionar a venda de alguns itens de supermercados em até 7,5%, conforme dados do Sindivarejistas. Isso porque, no frio, os consumidores tendem a buscar alimentos mais reconfortantes e bebidas quentes.
Estratégia
No frio, os consumidores tendem a buscar alimentos mais reconfortantes e bebidas quentes
“Há categorias que no inverno proporcionam uma conexão maior com os consumidores e têm um ticket médio alto, como por exemplo os vinhos. Por isso é importante ter estratégia na hora de organizar sua loja para dar destaque a produtos de maior rentabilidade e que conversem com a estação de baixas temperaturas. Para se ter uma ideia, as importações de vinhos tiveram um aumento de 20%, principalmente chilenos, e os queijos cresceram 18%”, afirmou o especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas.
Na Paraíba, essa situação não repercute em todo o estado, já que, em muitas cidades, incluindo João Pessoa, não há um inverno rigoroso. “Aqui em João Pessoa, a gente fica naquela faixa dos 24 °C, então não dá para fazer diferença nas vendas”, comentou o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo.
Na região do Brejo, porém, a situação é outra. “Em Bananeiras, Areia, aquela região do Circuito do Frio aumenta sim o consumo de queijos e de bebidas quentes, como vinho, conhaque e principalmente cachaça. Acredito que o consumo de cachaça seja até maior do que o de vinhos, até pelo incentivo das visitas aos engenhos, porque eles são grandes produtores e a Paraíba produz algumas das melhoras cachaças do Brasil”, afirmou.
O especialista Leandro Rosadas destacou algumas dicas para os varejistas aproveitarem bem a estação:
1. Promova uma experiência sensorial — “Essa estação pede um ambiente agradável e aconchegante. Ofereça algumas degustações nesse período, com produtos como: vinhos, queijos, sopas e até um café gourmet. Se certifique de que o profissional que conduzirá a degustação sabe explicar sobre o produto. E, se a ideia for alavancar a venda de vinhos, invista em um sommellier, a estratégia pode aumentar o ticket médio”, diz o especialista.
2. Monte uma ilha com kits personalizados — “A criação de kits usando cross merchandising pode agregar valor ao supermercado. Eles podem ser comercializados em cestas como presentes ou apenas com a finalidade de tornar a vida dos consumidores mais conveniente. Por exemplo, uma cesta de vinhos e queijos, um kit com chás variados e torradas, fondue com pães italianos ou um kit para fazer chocolate quente cremoso com leite, chocolate em pó, creme de leite, marshmalow etc.”, sugere Leandro.
3. Layout inteligente — “Revisar o layout das categorias faz toda a diferença para os produtos sazonais. É fundamental aumentar o espaço dedicado a essas categorias, levando em consideração as previsões de vendas para evitar falta de produtos e perda de vendas”, ressalta o especialista.
4. Pontos extras — “O uso de pontos extras é importante, uma vez que muitos produtos sazonais não estão na lista de compras dos clientes. Ao espalhar esses produtos pela loja usando pontos extras, aumentamos as chances de criar lembrança ou despertar interesse, aumentando assim a conversão da loja como um todo”, finaliza Leandro Rosadas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de julho de 2024.