João Pessoa passou a ter, nesta semana, pela primeira vez, 100% de cobertura 5G. A tecnologia garante, além de uma internet móvel muito mais rápida, a abertura de diversas possibilidades de aplicações, como iluminação e segurança públicas, e até mesmo telemedicina.
Embora o 5G já esteja disponível em algumas regiões da cidade há dois anos, agora ele chega a todos os 65 bairros da capital paraibana, de forma igualitária. “Em todos os locais, está chegando com a mesma intensidade”, afirmou o gerente de redes da TIM Nordeste, o paraibano Gustavo Maciel. A operadora foi a primeira a atingir todos os bairros da cidade com a internet de quinta geração.
Na manhã de ontem, ele e o diretor comercial da TIM Nordeste, Bruno Talento, se reuniram com o vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, para anunciar a novidade. Em seguida, os executivos se encontraram com a imprensa. Além de João Pessoa, a TIM ativou o 5G nas cidades de Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira e Santa Rita.
Atualmente, a TIM possui 1,4 milhão de linhas ativas no estado e 35,77% de participação de mercado. A operadora conta com 91 antenas licenciadas só em João Pessoa e 116 em todo o estado.
Bruno Talento destacou que os paraibanos têm consumido intensamente a nova tecnologia, já que, na capital, o tráfego na rede 5G já alcança 23,26% do total de dados. Ele destacou que o crescimento da demanda tem sido bem mais rápido do que quando houve a implementação da tecnologia anterior, quando demorou cerca de quatro anos para que a maior parte do tráfego de dados fosse 4G.
“Hoje a gente tem uma dupla alegria. A primeira foi quando a gente alcançou a marca de cobrir todos os municípios do estado com a tecnologia 4G; ainda somos a única que chega em todos os municípios com 4G. E a segunda é hoje chegar em 100% dos bairros aqui da capital com a tecnologia de quinta geração. Ela abre espaço para várias aplicações, para serem desenvolvidos novos sistemas e novos projetos usando uma característica do estado, que trabalha muito forte com a área de desenvolvimento, com a área de tecnologia”, comentou Bruno Talento.
Sobre as possibilidades de uso da tecnologia, ele falou sobre as cidades inteligentes e citou alguns projetos que vêm sendo desenvolvidos em outros estados, que permitem, por exemplo, o controle da iluminação pública. “É possível controlar, por exemplo, se uma área é de maior risco, tornar a iluminação mais forte. Se uma lâmpada queima, o próprio sistema avisa. Segurança pública também; já tem cidade desenvolvendo projeto de câmera 360° com reconhecimento facial. Tudo isso é possibilitado pela tecnologia 5G, e, sabendo que João Pessoa e Campina Grande são grandes polos tecnológicos, são muitas possibilidades que podem ser exploradas pelos desenvolvedores daqui”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de dezembro de 2024.