A alta temporada está chegando e com ela, a expectativa de uma quantidade recorde de turistas em João Pessoa, de acordo com o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena.
Ele afirmou que a Paraíba já ultrapassou os índices do período pré-pandemia em 2023–2024. Para a alta temporada de 2024–2025, as expectativas são ainda mais otimistas, especialmente com o aumento de voos, que será essencial para atender à demanda crescente. A previsão é de um novo recorde de turistas no primeiro trimestre de 2025. “Esses números são extremamente significativos e consolidam a Paraíba como um destino atraente tanto para turistas brasileiros quanto estrangeiros”, declarou Lucena.
Para se ter uma ideia, em 2023, a Paraíba registrou 320 mil viagens, resultando em um impacto de R$ 625 milhões na economia. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação de Comércio e Bens e de Serviços (Fecomércio) indicam que, apenas em junho, o faturamento superou a casa dos R$ 81 milhões, impulsionado por festividades juninas, visitas às praias, experiências no Cariri paraibano e a rica gastronomia do Brejo.
De acordo com a Aena, empresa que administra o Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, a previsão é de 3.949 voos, com uma oferta total de 679.262 assentos, entre os meses de novembro de 2024 e fevereiro de 2025. Desse total, 410 voos e 62.384 lugares são de operações extras para atender à demanda da alta temporada. Somente para o mês de novembro, o aeroporto de João Pessoa conta com uma oferta de assentos 19% maior do que a registrada no mesmo mês do ano passado.
Durante a temporada do verão, o aeroporto de João Pessoa receberá voos extras para Goiânia, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Além dos voos extras da alta temporada, a capital paraibana recebeu novos voos regulares ao longo do ano. Em 2024, todas as empresas aéreas passaram a operar voos diretos para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, enquanto, nos anos anteriores, apenas uma companhia fazia essa rota. A partir de novembro, estão também previstos novos voos regulares para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e o aumento de frequência de voos para o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
A companhia aérea Azul informou que, durante a alta temporada de verão, a Paraíba terá 165 voos extras da empresa, sendo 85 entre João Pessoa e Campinas (SP) e 16 voos entre a capital e Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de outubro de 2024.