Em outubro deste ano, houve um crescimento de 22,5% no movimento, com a passagem de 149.802 pessoas pelos portões de embarque e desembarque, comparado com o mesmo período de 2023, de acordo com a Aena Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. Nos nove meses desse ano, o aumento chegou a 12,4%, com 1.304.814 passageiros passando pelo aeroporto.
O secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Daniel Rodrigues, comemora esses números, que colocam a cidade entre os destinos mais procurados pelos turistas de todo o Brasil. “Esses dados refletem o intenso trabalho que a prefeitura tem feito no segmento do turismo. Nessa gestão, o setor passou a ser uma prioridade do projeto de governo e estamos desenvolvendo uma série de ações, como capacitação de agentes de viagens, realização de roadshows e workshops, participação nas maiores feiras do país e muita promoção do destino”, pontuou.
Esses dados, conforme a Aena, apontam que o aeroporto paraibano apresentou o maior crescimento de movimentação de passageiros entre todos os 17 equipamentos administrados pela empresa, inclusive, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Além da movimentação de passageiros, o Aeroporto Castro Pinto registrou aumento no volume de cargas. Houve um crescimento de 38% em outubro deste ano em relação ao do ano passado, com 330 toneladas de produtos.
Jogos da Juventude
A capital paraibana viverá dias de muita movimentação até 28 de novembro, com a chegada dos Jogos da Juventude. E o Aeroporto de João Pessoa montou uma operação especial para atender ao público atraído pela competição, sem alterar a rotina do aeródromo para os passageiros regulares.
Realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos reunirão 4,5 mil atletas de 15 a 17 anos, vindos de todos os cantos do Brasil. Durante o evento, estão previstos 146 voos extras, representando um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, 80% das movimentações estão diretamente ligadas ao torneio.
Para responder à demanda, foi criada uma área de desembarque dedicada aos atletas e suas equipes. Ainda no aeroporto, eles poderão realizar seu credenciamento e terão transporte para alojamentos e locais de competição.
O espaço contará com áreas de espera e suporte logístico para garantir uma experiência ágil e eficiente. “Estamos prontos para receber todos os participantes e contribuir para o sucesso dos Jogos da Juventude, reafirmando o papel estratégico que desempenhamos na cidade e na região”, afirmou Jorge Odir Franco, diretor do aeródromo paraibano.