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Dia das Mães

Lojistas apostam em alta das vendas

publicado: 09/05/2023 13h02, última modificação: 09/05/2023 13h02
Expectativa é que o comércio fature 10% a mais nas negociações deste ano em relação ao registrado em 2022
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Entre os presentes mais buscados estão celulares, geladeiras e máquinas de lavar, diz o gerente David Oliveira - Foto: Evandro Guedes

por José Alves*

O Dia das Mães é tradicionalmente uma das datas em que o comércio mais celebra suas vendas. O período é tão comemorado pelo setor varejista que os empresários e gerentes de lojas apostam em vendas no patamar acima de 10% em relação ao ano passado. Segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio, os paraibanos estão demonstrando tanto carinho pela data que mais de 69% afirmam que vão presentear suas mamães no próximo domingo (14).

De acordo com os gerentes de lojas da capital, as comemorações pelo dia são especiais. E a prova maior é que praticamente todas as lojas do Centro da cidade estarão de portas abertas no próximo domingo. Segundo o gerente David Oliveira, as vendas pelo Dia das Mães começaram a aquecer o comércio desde a semana passada. “Muitos paraibanos preferiram antecipar a compra do presente e a expectativa é que, até o próximo domingo, possamos vender todo o estoque. Os presentes mais procurados neste período, são aparelhos celulares, geladeiras, máquinas de lavar, TVs, pranchas de cabelo e fritadeiras, entre outros produtos. Estamos bem otimistas”, comemorou.

Para o também gerente de loja João Evangelista, as grandes vendas devem ocorrer até o próximo domingo. “Nós preparamos bem os estoques acreditando em excelentes venda. Todo o comércio paraibano está motivado para vender nesta data que é muito especial”, comentou.

Segundo o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, o bom resultado da pesquisa deve-se ao aumento do nível de emprego com carteira assinada, à redução da inflação nos dois últimos meses e também aos saques de aniversariantes nas contas do FGTS dos trabalhadores. “Todos esses fatores contribuíram para tornar os consumidores mais otimistas”, revelou Marconi.

A exemplo de anos anteriores, a pesquisa mostrou que os itens de vestuário serão os mais procurados pelos filhos. Os perfumes aparecem em segundo lugar, seguidos pelos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os smartphones também apareceram como produtos mais desejados para presentear as mães, bem como máquina de lavar roupa, fogões e liquidificadores, além de calçados, bolsas, cosméticos, móveis, joias e bijuterias.

Perfil do consumidor

Ao traçar o perfil do consumidor, a pesquisa Fecomércio verificou que as mulheres representam a maioria, com 59,51%. Do total, 53,24% dos entrevistados são solteiros, seguidos por 39,60% casados ou vivem em união estável, depois aparecem os divorciados (5,59%) e os viúvos (0,89%). De acordo com a pesquisa, o maior número de entrevistados possui renda mensal entre um e dois salários mínimos, representando um percentual de 33,78%. Em seguida, encontram-se os consumidores com rendimento de até um salário mínimo (33,11%) e superior a seis salários (3,36%) e 11,41% dos consumidores afirmaram não possuir rendimentos.

Filhos antecipam compras para homenagens

Muitos filhos já estão se antecipando às compras. Mas, para quem preferir comprar o presente no domingo, as lojas do comércio de rua de João Pessoa, bem como os shoppings, estarão de portas abertas.

As pesquisas levantadas pelo setor varejista mostram que as lojas físicas aparecem como o principal opção de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar os presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (18%). Nesta data comemorativa, a grande maioria deve presentear a mãe, outra parcela diz que vai presentear a esposa.

A dona de casa Rosilda Fernandes, confidenciou que ela mesma estava escolhendo o presente dela, com o dinheiro repassado pelos filhos através de Pix. “Tenho dois filhos e eles moram em Salvador, mas já me passaram o dinheiro para que eu mesma comprasse o presente que necessito no momento”, disse.

A consumidora Janeide Gomes afirmou que preferiu se antecipar na compra do presente para evitar filas nas lojas e que estava comprando para sua mãe: um aparelho celular e uma sandália. Outra dona de casa, Maria Gilmara também disse que preferiu se antecipar na compra do presente para sua mãe. “Acho melhor comprar o presente bem antes para não ter que sair de casa no domingo em busca de algum item. No domingo vou sair com minha mãe, mas apenas para comemorar o dia dela com um almoço em um restaurante da cidade”, prometeu.

Os bares e restaurantes de João Pessoa prometem um buffet especial em homenagem ao Dia das Mães. A maioria deles está anunciando pratos especiais a preços promocionais e rodízios que incluem água sem gás, sucos da estação, refrigerantes e sobremesas especiais para as mamães.

Gasto médio

Seguno a pesquisa da Fecomércio, os filhos pretendem gastar uma média de R$ 213,83 nas compras, valor superior em 6,53% quando comparado a 2022 (R$ 200,72). A maior parte dos entrevistados (37,10%) deve comprar presentes com valores até R$ 100, e 29,35% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200. Já os presentes com valores acima de R$ 800 foram informados por 7,10% do total.

Quanto à forma de pagamento, a maioria (55,16%) pretende comprar à vista. Destes, 50,29% pretendem utilizar o dinheiro em espécie; 29,82% pretendem pagar através de Pix. Os que querem utilizar débito em conta aparece com um percentual de 19,88%. Já entre os que optarão por pagar a prazo (44,52%), 99,28% irão usar o cartão de crédito. Os entrevistados pretendem economizar na hora da compra: 59,35% querem fazer pesquisa de preço e 21,29% desejam comprar presentes com preços mais baixos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 9 de maio de 2023.