oportunidades

Mais de 100 empresas participam de feirão

publicado: 30/05/2024 10h24, última modificação: 30/05/2024 10h24
2024.05.29_feirão empregabilidade  © roberto guedes (230).JPG

Evento promoveu cursos de capacitação, preparando as pessoas para o mercado de trabalho | Foto: Roberto Guedes - Foto: Roberto_Guedes

por Samantha Pimentel*

A terceira edição do Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo terminou ontem em João Pessoa contando com a participação de mais de 100 empresas e oferecendo à população mais de duas mil vagas de emprego em diversas áreas, como indústria, comércio, serviços e construção civil. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro Tambauzinho.

O feirão foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest-JP) e, segundo a secretária responsável pela pasta, Vaulene Rodrigues, além de proporcionar o contato mais próximo entre as empresas e as pessoas que buscam uma colocação profissional, o evento também tinha por objetivo incentivar a capacitação, preparando essas pessoas para o mercado de trabalho.

Vaulene Rodrigues também comentou que o feirão foi uma ótima oportunidade para quem busca o primeiro emprego: “Entre essas mais de duas mil vagas, que são em diversas frentes, além do recorte sobre vagas para pessoas com deficiência, também temos buscado conscientizar as empresas sobre a importância dessa primeira oportunidade”, destacou. Ela disse ainda que um dos setores que mais está oferecendo vagas é a área de call center, mas que outros setores, como comércio, indústria e construção civil, também têm várias oportunidades.

O diretor do ambiente de negócios do Sedest-JP, Matheus Gomes, explicou que o evento também ofereceu serviços para os empreendedores e para quem pensa em empreender. “Aquele que quer abrir o seu negócio, quis tirar as dúvidas no ambiente de negócios da prefeitura, pôde vir aqui. Também tivemos o Sebrae aqui”, afirmou.

A coordenadora adjunta do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), Jessyka Barros, falou que o feirão contou com mais de 100 empresas participantes e que o número de vagas foi ampliado durante a realização do evento. “O evento é sucesso todos os anos, porque, quando inicia, também chama mais empreendedores que querem ofertar suas vagas de emprego. A gente tem mais de duas mil vagas e a cada momento chega uma nova. São mais de 170 cargos sendo disponibilizados”, destacou.

Segundo Jessyka, muitas empresas procuram a feira pela facilidade de selecionar pessoal, podendo ter um contato direto com vários candidatos às vagas em uma única oportunidade e que dois novos supermercados que devem abrir na capital paraibana estão participando do evento, fazendo todo o processo seletivo de seu pessoal.

A encarregada de Recursos Humanos da Nordil, Ignez Loureiro, fala que a empresa trabalha com a distribuição de alimentos e que está participando pela primeira vez do feirão, ofertando vagas de emprego em diversas áreas. “Nós disponibilizamos mais de 30 vagas de emprego, na área comercial, promotor de vendas, vendedor. Na área administrativa, para jovem aprendiz, e na parte de logística a gente ofereceu para ajudante de entrega, motorista, carregador, entre outras”, afirmou.

O desempregado Fábio Ferreira dos Santos, procurou o Feirão da Empregabilidade em busca de uma vaga de emprego e diz que gostou da iniciativa. “Primeira vez que venho, estou procurando trabalho e fui muito bem atendido. Saí com encaminhamento para procurar a empresa para uma entrevista”, disse.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de maio de 2024.