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Mercado adapta produtos e serviços para incluir pets

publicado: 24/07/2023 13h49, última modificação: 24/07/2023 13h49
Empresas criam opções de lazer e fazem cardápio próprio para animais
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Empadinhas para pets conquistaram animais e tutores - Foto: Divulgação/Empadinha Barnabé

por Thadeu Rodrigues*

O mercado de produtos e serviços para os humanos está em adaptação para incluir os animais de estimação. Tutores e pets podem frequentar os mesmos estabelecimentos de alimentação e comer os produtos preparados para o seu perfil. Enquanto os adultos conversam, os animais podem se divertir em um espaço só deles, assim como ocorre com as crianças. É possível dar uma volta no shopping e encontrar itens do interesse para cada público na mesma loja, a exemplo de itens de decoração e mobiliário.  A relação é como a de pais e filhos.

A empresa Empadinhas Barnabé criou no ano passado uma linha de alimentos exclusiva para cachorros, a empadinha pet, o que atraiu uma maior clientela também para os alimentos já produzidos. A massa do alimento é feita com farinha de arroz, banha de porco e gema de ovo, e não contém sal, açúcar e glúten. O produto conta com quatro sabores: tomate, ricota e orégano; frango com tomate; maçã, banana e canela; e fígado bovino com cenoura, que é o preferido dos clientes.

A sócia-proprietária da empresa, Priscila Barnabé, comenta que sempre teve um público frequentador que chegava às lanchonetes da rede com o cãozinho e que comprava as empadinhas – próprias ao consumo humano - para os animais. Mas o cuidado com esse público potencial surgiu com a abertura de uma loja onde funcionava uma praça na qual as pessoas passeavam com seus animais.

“Abrimos uma unidade em uma praça no Brisamar, mas sentimos que os frequentadores se afastaram, achando que nós não gostaríamos de tê-los por perto. Então, fizemos uma campanha para chamar os clientes. Em seguida, passamos a colocar potinhos de água em todas as lojas para que os animais ficassem mais confortáveis quando acompanhassem os tutores”, explica Priscila Barnabé.

A empresa sempre reposta nas redes sociais os conteúdos dos clientes, e muitas dessas postagens eram de alimentação dos animais com as empadinhas. A partir daí, surgiu a ideia de produzir uma linha específica aos pets, ao final de 2021. A proprietária conta que o período de testes durou quase um ano, com análise microbiológica em eventos para animais em João Pessoa e em Recife.

Após a degustação, a rede de lanchonetes acompanhou a reação dos animais para verificar possíveis efeitos colaterais. “Os alimentos seguem uma tabela nutricional elaborada por uma veterinária especializada em nutrologia e endocrinologia animal. Desenvolvemos tudo com todo o carinho e cuidado”, enfatiza Priscila Barnabé, destacando que o alimento pode ser consumido por humanos, sendo escolhida por quem é celíaco.

A empresa ainda abriu uma loja em Intermares com uma área de lazer para os pets de 100 metros quadrados, além de quadras esportivas para humanos. “Fizemos um evento de dia das mães de pets, com música ao vivo, karaokê e sorteios de brindes. Foi um sucesso! E Já recebemos pedidos para fazermos pelo dia dos pais, o que será atendido. No último final de semana, houve duas festas de aniversário de pets”, diz a empresária Priscila Barnabé. Ela ressalta que o local recebe frequentadores de outras cidades da Região Metropolitana de João Pessoa, atraídos pela integração familiar que o espaço propicia.

Shoppings pet friendly

Muitos estabelecimentos comerciais e de serviços permitem a entrada de animais de estimação, considerados locais pet friendly. No Manaira Shopping, a adesão a essa abordagem ocorreu no ano de 2020. Já no Mangabeira Shopping, a sistemática vem desde 2021, conforme regras: os pets não podem acessar a praça e os quiosques de alimentação, banheiros e espaço família. Também é vetada a entrada de cães de guarda ou caça, mesmo com focinheiras.

Para a diretora de Marketing dos shoppings Manaira e Mangabeira, Roberta Barros, ir ao shopping acompanhado dos pets é muito benéfico aos tutores. “Eles podem incluir os animais de estimação nos passeios e fazer compras sem atrapalhar a rotina. “Com as nossas diretrizes, garantimos a segurança e o conforto de todos os frequentadores, incluindo animais e clientes. Essas regras estão sinalizadas no próprio mall, nas redes sociais e nos sites dos shoppings”.

Além das lojas específicas para os pets, há no comércio uma tendência de ofertar produtos aos dois grupos de consumidores. Na rede de lojas Tok&Stok, por exemplo, que comercializa móveis e acessórios para todos os ambientes, há um departamento com produtos para o conforto e bem-estar dos animais, a exemplo de arranhador, casinha, cama, comedouro, tapete e utensílios de limpeza.

Cadela influencer

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Por meio das redes sociais, a cadela Nina Aksan, da raça golden retriever, ajuda a promover marcas que oferecem produtos e serviços voltados aos pets, na Paraíba - Foto: Arquivo pessoal/ Paloma Eduardo

A cadela Nina Aksan, da raça golden retriever, tem sete anos de idade e mais de 22 mil seguidores no Instagram. A rotina dela começa bem cedo, com uma caminhada matinal junto com seus “pais”: Paloma Eduarda e Quintino Augusto. Ao longo do dia, ela se alimenta usando comedouro elevado na sala, que também serve como um elemento de decoração do cômodo.

A tutora da golden retriever conta que o casal adotou a cadela após o casamento porque não queria filhos. “Mas ela se tornou a nossa filha”, frisa Paloma. Entre as atividades, estão as fotos e vídeos para preencher suas redes sociais e gravação de materiais publicitários para marcas de roupas, acessórios, brinquedos, planos de saúde e pet shop. Nas idas aos locais da saúde e da beleza dos animais, Nina ainda desfruta de um tratamento de spa, com direito a banho de banheira, tratamento do pelo e da pele, além de massagem.

Segundo Paloma Eduarda, a conta no Instagram foi criada apenas para mostrar o dia a dia da cachorrinha, desde que ela era um filhote. Mas com a visibilidade, surgiram propostas de propagandas, inclusive para empresas do exterior. E, apesar das habilidades em frente às lentes, a influencer não foi adestrada. “Tudo vem do temperamento dela. Nós a educamos do nosso jeito, mas não houve adestramento”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de julho de 2023.