No trânsito de João Pessoa, a presença de veículos elétricos está tornando-se cada vez mais comum. Com isso, cresce também a demanda por pontos de recarga e, consequentemente, o mercado de eletropostos é aquecido. Segundo o aplicativo Plug Share, que mapeia esses locais, já são 54 unidades instaladas em espaços como supermercados, shoppings e hotéis da capital e Região Metropolitana. Empresários já planejam a expansão.
O gerente comercial da empresa Vapt, Joerbson Santana, que trabalha com eletropostos, conta que a atuação começou há mais de um ano. “Quando a gente viu esse mercado, fomos para a Europa e entendemos que essa seria uma tendência aqui também, investimos nisso. Hoje, na Paraíba, temos 62 eletropostos instalados e devemos chegar a 100 em breve, pois há outros em fase de instalação”, explica.
Os equipamentos usados nesses pontos de carregamento são importados da China e custam, em média, R$ 100 mil, a depender da potência, demandando pouca manutenção e tendo uma vida útil de mais de 15 anos. Segundo gerente comercial, em casos de quebra, é possível adquirir peças de reposição no país. Além disso, os equipamentos podem ser resetados remotamente quando apresentam problemas de funcionamento.
Joerbson Santana explica, ainda, que os empresários interessados em investir em eletropostos são parceiros da empresa. “A pessoa entra com metade dos custos do equipamento e nós nos responsabilizamos pela instalação, autorização junto a concessionária de energia e toda a logística do aplicativo para pagamento por parte dos clientes e a manutenção. Os lucros daquele eletroposto são divididos, geralmente 50% a 50%”, detalha.
Um equipamento instalado pela empresa em João Pessoa, com capacidade de 40 quilowatt-hora (kWh), gera uma receita de cerca de R$ 27 mil por mês, com custo de R$ 1,70 por kW. A partir desse exemplo, ele explica que o lucro para o parceiro varia de R$ 9 mil a R$ 12 mil, a depender do custo da energia, que pode ser de geração solar ou de outras fontes.
Atrativo
Um dos locais onde há um eletroposto da Vapt é em frente ao coworking Club Job, no bairro Manaíra. O sócio do local, André Santana, comenta que o equipamento agrega mais movimentação ao espaço. “Isso atrai clientes, e, também, as pessoas nos enxergam como um ambiente inovador, que está acompanhando tendências e que está preocupado com a sustentabilidade. Entendemos que isso é o futuro, e eu mesmo tenho interesse em adquirir um carro elétrico”, observa.
Atualmente, o estabelecimento recebe um aluguel pelo ponto, mas André conta que está avaliando a opção de aderir ao modelo de parceria oferecido pela Vapt. “Assim eu teria parte dos lucros desse ponto de carregamento. E é uma coisa automatizada, o cliente vem carrega o carro sozinho, até mesmo quando estamos fechados aqui… não demanda funcionários para esse atendimento”, comenta.
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Outra empresa do setor, a BR Super Carga, surgiu em agosto de 2023. O CEO, Flávio Carneiro Filho, destaca que a demanda por pontos de recarga para veículos elétricos cresce a cada mês. “O mercado, em si, sempre está crescendo, a média de carregamentos, mês sobre mês, sobe cerca de 8% a 10%. Porque a cada mês novos carros chegam nesse mercado e a frota nas ruas vai crescendo a cada dia”, constata.
Na Paraíba, a empresa conta, atualmente, com cinco eletropostos e também trabalha com o modelo de franquia, para quem quer investir no ramo, mas os espaços para instalação dos eletropostos tem que oferecer segurança aos clientes. Por isso, são comumente instalados em locais de grande movimentação de pessoas, que oferecem comodidades como banheiros, por exemplo.
Opção é mais barata para o consumidor
Em todo Brasil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), há uma trajetória de crescimento constante na aquisição de veículos elétricos. De janeiro a junho de 2025, foram licenciados 30.483 desses veículos no país, representando um avanço de 33% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacadas 22.927 unidades, e de mais de 75%, se comparado com 2023 (17.259). A estimativa é que a venda de elétricos e híbridos pode ultrapassar a de veículos a combustão até o final desta década.
O empresário Maurício Laranjeira aderiu aos veículos elétricos há três anos. Sua expleriência foi tão positiva que ele também fez a aquisição de um carro híbrido. Ele conta que, embora ainda sejam automóveis mais caros, o valor é compensado na economia gerada.
“A diferença é que o que você gastava com abastecimento antes, você passa a gastar 10% disso. Por mês, eu gastava R$ 4 mil com combustível, para percorrer sete mil km, e hoje gasto R$ 450 em energia, para percorrer a mesma distância. Isso carregando em casa. Fora os benefícios que tive, que o Governo da Paraíba oferece, com a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por cinco anos”, relatou.
Preços
Sobre o acesso a eletropostos, Maurício ter notado uma expansão no estado e conta que costuma encontrar valores que variam de R$ 1,10 a R$ 2,50, o kW.
Um ponto de abastecimento da BR Super Carga fica no Carajás Home Center, em João Pessoa, que também instalou eletropostos em Cabedelo e Campina Grande. “Nesse local são, aproximadamente, 330 cargas por mês, ao custo de R$ 1,79 por kW, e, em média ,são 22 kW para o carregamento. Então, os nossos clientes, gastam por volta de R$ 40 para uma recarga do veículo”, afirmou o CEO Flávio Carneiro Filho.
O gerente comercial da Vapt, Joerbson Santana, mostra a equivalência entre a quantidade de abastecimentos de gasolina e recargas. “Se você encher o tanque de um carro a gasolina, é como se com esse valor pudesse carregar três vezes a bateria do veículo em um eletroposto”, exemplifica.
Outro proprietário de veículo elétrico, que não quis se identificar, adquiriu seu carro há quatro meses e que a economia mensal já vem compensando. “Antes, gastava R$ 3 mil mensalmente, com abastecimento; hoje, gasto R$ 1 mil e sempre recarregando em eletropostos. Em média, dá para rodar de 300 a 350 km com R$ 40”, constata.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de agosto de 2025.