Mais de 38 mil paraibanos estavam aptos a negociar suas dívidas com descontos de até 99% sobre juros e multas, durante a ação emergencial da Serasa realizada, ontem, em todo o país. Segundo o Mapa da Inadimplência de julho, 43,4% da população adulta do estado possui algum débito.
A iniciativa reuniu mais de 1,6 mil empresas parceiras e teve como objetivo incentivar brasileiros a quitarem mais de 10 milhões de dívidas, sendo 171 mil na Paraíba, aproveitando os descontos máximos oferecidos pela plataforma Serasa Limpa Nome. “Com 1,3 milhões de paraibanos em situação de inadimplência, o estado acumula mais de 4,4 milhões de débitos em aberto”, explicou a diretora da Serasa, Aline Maciel.
Até julho, na Paraíba, 13 mil acordos foram fechados, apresentando um aumento de 21,4% em relação ao mesmo período de 2024. “O objetivo dessa mobilização foi, além de garantir descontos expressivos, levar orientação prática para que o consumidor saiba como negociar e, principalmente, como evitar que novas dívidas comprometam o orçamento no futuro”.
A negociação pôde ser realizada por meio dos canais oficiais da Serasa, como o telefone para atendimento ao consumidor, o WhatsApp Serasa Limpa Nome, o site e o aplicativo. Já os atendimentos presenciais ocorreram nas agências da rede própria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em João Pessoa, o serviço aconteceu nas agências localizadas nos bairros de Água Fria, Mangabeira, Cruz das Armas, e Castelo Branco — dentro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Frustrados
A equipe de reportagem do jornal A União visitou a agência dos Correios, no bairro Água Fria, para escutar os consumidores que buscavam negociando suas dívidas. O senhor José Carlos estava no local para realizar acordos relativos a pendências em pagamentos dos bancos Nubank e Itaú. Contudo, afirmou que, para ele, não valeu à pena a tentativa de ajuste. “A gente vê o desconto de 99%, mas a realidade não foi isso, porque os juros foram muito altos, aí não fiz a negociação”.
Daniel Valdeci também estava na agência e contou que preferiu ir ao atendimento presencial após tentar pelo aplicativo e não encontrar as opções das empresas as quais ele devia. “Eu vi o anúncio pela televisão e optei por vir nos Correios para ver se tem um acesso melhor e para verificar se tem alguma empresa a mais que eu tenha alguma dívida para quitar”.
No entanto, após o atendimento, Daniel comentou que não fechou o acordo, mesmo após conseguir um desconto próximo de 80% do valor, porque teria que pagar a quantia de uma vez ou efetuar o pagamento de uma entrada. “Na televisão não explicou nada disso. O valor realmente é reduzido, mas não chega aos 99%. Eu pensei que o desconto fosse referente ao total das dívidas que eu tenho, mas depende de cada empresa. Você tem que negociar com cada estabelecimento que você deve, então cada uma reduz a quantia, mas quando junta tudo, ainda fica um valor alto”.
Apesar das condições especiais oferecidas ontem, as agências dos Correios realizam, regularmente, o atendimento para negociação de dívidas pela Serasa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2025.