Notícias

em intermares

Paraíba brilha na Taça Brasil de Surf

publicado: 16/08/2024 09h23, última modificação: 16/08/2024 09h23
Yuri Barros, de Cabedelo, e Analu Silva, de Baía de Traição, são vencedores da sexta etapa disputada em Cabedelo
WhatsApp Image 2024-08-15 at 09.40.42.jpeg

Pódio da sexta etapa da Taça Brasil de Surf, disputada no Mar do Macaco, em Cabedelo, com Yuri Barros, José Francisco, Israel Júnior e Kauã Hanson, no masculino; e Analu Silva, Nikole Santos, Monik Santos e Juliana dos Santos, no feminino - Foto: Foto: Alexandre Gondim/CBSurf

A Paraíba mostrou o alto nível de seus surfistas no encerramento da sexta etapa da Taça Brasil de Surf, realizada em Cabedelo, na Praia de Intermares, com as vitórias de Yuri Barros e Analu Silva. Ele chegou perto de repetir os nove pontos, melhor nota do evento, e ela, somando as duas melhores notas contra três visitantes, foram assim as vitórias dos paraibanos, de Cabedelo e Baía da Traição, respectivamente, na competição encerrada na última quarta-feira. Os dois surfistas receberam cinco mil pontos no ranking de acesso à elite do surfe nacional (Dream Tour) e os prêmios de  R$ 10 mil, maiores fatias dos R$ 100 mil distribuídos.

Yuri superou três integrantes do Dream Tour, um deles, o potiguar Israel Júnior, que nas quartas venceu a bateria na qual o paraibano campeão só soube da classificação na praia quando evitou uma dobradinha potiguar no confronto.

Kauã Hanson, em terceiro, e José Francisco Fininho, em quarto, fecharam a última bateria em que a Paraíba teve maioria, a exemplo do que ocorreu na primeira semi, quando os cabedelenses Yuri e Fininho barraram Elivelton Santos, surfista indígena potiguara, que completou uma difícil manobra aérea, mas sem a  execução ter qualidade para o 8,5 que  colocaria ele e Baía  da Traição na decisão  masculina.

Na disputa feminina, a Paraíba teve, em Cabedelo, uma campeã vinda de Baía  da Traição, Analu Silva, a jovem integrante da elite nacional enfrentou e superou a dupla pernambucana das irmãs Santos, terceira Monik e Nicole, a quarta, e a cearense vice-campeã Juliana dos Santos.

Pelas semifinais, além de Elivelton Santos, quinto colocado, a Paraíba teve, finalizando em sétimo lugar, Nalanda Carvalho e Iago Silva, ele, cabedelense, revelação que estreava em disputas profissionais da CBSurf justamente na sua praia de treinos, o Mar do Macaco, em Intermares.

Muitos atletas ficaram no estado para a disputa do Paraibano de Surfe neste fim de semana, prova que, além da categoria profissional, tem disputa para veteranos e para divisões de base que definem o selecionado paraibano no nacional, em que a Paraíba, atual terceira, está forte na disputa do título de seleções tendo, inclusive, Ana Lu vencido entre as sub-18 na etapa recente em Matinhos, Paraná.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de agosto de 2024.