Do total de dívidas dos consumidores negativadas em julho na Paraíba, 60,6% foram renegociadas ou pagas em até 60 dias após o mês de referência, ou seja, até setembro. O estado registrou o mesmo índice da região e superou o nacional (57,8%), apresentando o quarto melhor desempenho do Nordeste e o sexto do país. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.
No contexto nacional, os dados revelam que as contas atrasadas do setor financeiro tiveram um desempenho de 59,9% de regularização.
De acordo com Camila Abdelmalack, economista-chefe da Datatech, “além do volume acumulado de pendências financeiras, a desaceleração na concessão de crédito ao longo do segundo semestre limita as opções disponíveis para renegociação e reorganização das dívidas, tornando o processo ainda mais difícil para a população”.
Ainda de acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito dos Consumidores, do total de dívidas vencidas em até 30 dias e que foram negativadas em julho, 71,9% foram sanadas — sendo o maior percentual dessa visão. As dívidas com menor índice de resolução foram aquelas vencidas acima de 180 dias, negativadas em julho.
Apenas considerando os valores das dívidas, o melhor desempenho de resolução foi entre as contas com valor superior a R$ 10 mil (73,3%) e o pior, entre aquelas de R$ 1 mil e R$ 2 mil (55,3%).
Em relação à comunicação com os consumidores sobre seus débitos negativados, os meios digitais consolidaram-se como os mais eficientes para recuperação do crédito: 64,5% das dívidas cujo comunicado foi por meio digital foram regularizadas, enquanto os avisos feitos por carta tiveram resolução de apenas 49,6% dos casos.
A cobrança via meios digitais obteve mais sucesso, com uma diferença de aproximadamente 15% entre ambas as taxas. “Embora a taxa de recuperação via carta seja menor que a digital, ela continua relevante, especialmente para segmentos com menor acesso ou familiaridade com tecnologia”, afirmaCamila Abdelmalack, acrescentando que o canal garante alcance em regiões ou perfis em que a comunicação física ainda é percebida como mais acessível e confiável.
Regiões e estados
A visão pelas regiões do Brasil mostra que o Nordeste teve o melhor desempenho na quitação das dívidas dos consumidores no período (60,6%), seguido por Sudeste (58,6%), Sul (55,9%), Centro-Oeste (54,7%) e Norte (52,6%).
No âmbito regional, o Ceará apresentou a melhor performance da região (66,3%) e o Rio Grande do Norte, o menor índice (55,7%).
No detalhamento por unidades federativas (UFs) de todo o país, o destaque ficou com Rio de Janeiro (66,5%), Ceará (66,3%), Minas Gerais (61,8%), Sergipe (61,5%) e Maranhão (61,1%). Os cinco piores índices de resolução ficaram com Mato Grosso do Sul (52,7%), Rio Grande do Sul (52,1%), Roraima (47,1%), Amazonas (43,3%) e Distrito Federal (41,5%).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de novembro de 2025.