Notícias

concurso unificado

Paraíba tem mais de 52 mil pessoas inscritas na seleção

publicado: 20/02/2024 09h01, última modificação: 20/02/2024 09h01
Número divulgado pelo governo pode mudar após confirmação de pagamentos

por Michelle Farias*

Na Paraíba, 52.702 pessoas se inscreveram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mas até a última sexta-feira (16) 19,5 mil candidatos que tinham emitido a guia para inscrição ainda não haviam realizado o pagamento. De acordo com o Ministério da Inovação e Gestão, os dados consolidados sobre o número total de inscritos no estado serão informados ao longo da semana, a partir da compensação bancária dos boletos, o que pode durar dois dias úteis.

Como a seleção permite que pessoas de baixa renda e outros grupos tenham isenção da taxa, 36.421 boletos para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) foram emitidos no estado. Desses, 16.841 foram pagos até a noite de quarta-feira (14).

Até a última sexta-feira, 19,5 mil candidatos que tinham emitido a guia para inscrição ainda não haviam pago o boleto

O estudante de Direito, José Gabriel Gomes do Nascimento, se inscreveu para o bloco sete do certame, que diz respeito aos cargos de gestão governamental e administração pública. Ele explicou que estudava para outra área de concurso público, porém, a partir do lançamento do CNU começou a estudar os assuntos específicos.

“Eu acho uma forma bastante interessante de realizar o concurso porque vai proporcionar economicidade. A máquina pública preenche muitos cargos, muitas autarquias, muitos órgãos da administração indireta que precisam. É uma forma de melhorar o serviço público, com uma máxima eficiência e menor custo possível”, afirmou o candidato.

Até ontem, 2,1 milhão de inscrições estavam confirmadas no CPNU em todo o país, que já é o maior da história do país. O número, somatório dos candidatos isentos e dos inscritos que já tiveram o pagamento aprovado, é uma parcial das compensações bancárias realizadas no final de semana, após o término do prazo para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

O número de inscritos que pagaram a taxa, até o final de semana, era de 1,5 milhão. Após a compensação bancária final dos pagamentos, o governo irá divulgar, entre outros dados, o balanço final de inscrições confirmadas e o número total de inscritos por cada bloco temático.

Provas ocorrem em quatro cidades do estado

Com o número de inscritos que pagaram, mais os 600 mil candidatos com direito à isenção, o Concurso Público Nacional Unificado já é o maior seletivo de vagas na administração pública na história. O CPNU é considerado um modelo inovador de seleção de servidores públicos.

O objetivo, segundo o governo, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

O “Enem dos concursos” vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais (órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional). A prova será no dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. Dos municípios selecionados 61 são no Nordeste, sendo quatro na Paraíba: Sousa; Patos; Campina Grande e João Pessoa

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de fevereiro de 2024.