Notícias

economia

Paraíba vê crescimento no turismo

publicado: 01/04/2024 08h55, última modificação: 01/04/2024 08h55
Segundo boletim do Sebrae, houve aumento de 73,5% no número de empresas formais nos últimos seis anos
Areia. foto © Marco Russo.jpg

Muitas atividades econômicas ganham com o fluxo turístico na região e podem estar inseridas nas rotas e roteiros turísticos | Foto: Marcos Russo

O turismo na Paraíba, que oferece experiências memoráveis do Litoral ao Alto Sertão, está em ascensão, gerando oportunidades e impulsionando o desenvolvimento econômico. Segundo um boletim técnico da Usina de Dados do Sebrae/PB, houve um aumento de 73,5% no número de empresas formais relacionadas ao setor nos últimos seis anos.

Em 2019, o estado tinha 38.708 empresas formais ativas no setor de turismo. Esse número saltou para 67.195 nos primeiros meses de 2024, com 80% dessas empresas pertencendo ao setor de serviços. Além disso, 9% estão no comércio, 8% na construção e 5% na indústria.

Maduras
Maioria (41%) das empresas está em estágio inicial, com até três anos e meio de abertura. As empresas estabelecidas de três anos e meio a nove anos, representam 30%

O boletim também destacou o nível de maturidade dessas empresas. A maioria (41%) está em estágio inicial, com três a três anos e meio de abertura. As empresas estabelecidas, com três anos e meio a nove anos de abertura, representam 30%. As super estabelecidas, ativas há 10 anos ou mais, compõem 25%. As empresas nascentes, com menos de três anos de abertura, representam 4%.

O turismo na Paraíba também tem um impacto direto na geração de empregos formais. Em 2023, o estado tinha 37.645 empregos formais em empresas de turismo, o que corresponde a 5,24% do total de empregos gerados no estado.

Ivani Costa, gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, destacou o impacto positivo do turismo na economia do estado. Segundo ela, o aumento do número de empresas ativas e de empregos formalizados indica um crescimento na atividade econômica relacionada ao turismo, o que pode resultar em diversos impactos positivos, como novos estímulos e diversificação da economia local, atração de investimentos e melhoria da infraestrutura.

No estado são mais de 67 mil empresas

Na Paraíba, segundo levantamento produzido pela Usina de Dados do Sebrae/PB, um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes, 67.195 empresas estão ligadas ao setor e fazem parte desta cadeia produtiva.

O setor do turismo engloba uma série de atividades e se destaca também pelo surgimento de novas oportunidades no ambiente de negócios que vão desde contratar pacotes de viagens, hospedar turistas até organizar eventos.

O número revelado pelo levantamento compõe o boletim técnico “Setor de Turismo da Paraíba” que apresenta ainda detalhes sobre as características das empresas e os segmentos de atuação no mercado. Dos empreendimentos que estão ligados ao setor, 35.105 (52,24%) estão inseridos na categoria de microempreendedor individual (MEI).

O turismo na Paraíba também tem impacto direto na geração de empregos formais ediversifica a economia local | Foto: Ortilo Antônio

Já 20.153 são identificados como microempresas (ME) e 3.079 como empresas de pequeno porte (EPP). As médias e grandes empresas (MGE) somam 1.948 empreendimentos e outras 81 são ligadas à administração através do governo. Considerando o recorte por empresas que apresentam o turismo como atividade principal, esse número é de 30.963 negócios.

De acordo com a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, a atividade do turismo tem contribuído de forma positiva para o desenvolvimento econômico do estado e gerado emprego e renda para as comunidades que estão envolvidas.

“Essa é uma atividade econômica que funciona como um grande guarda-chuva para qualquer território. Isso porque muitas atividades econômicas ganham com o fluxo turístico no município ou região e algumas delas também podem estar inseridas nas rotas e roteiros turísticos envolvendo diferentes culturas”, destacou.

Outra informação apontada pelo levantamento consiste na distribuição das empresas que são beneficiadas pelo setor no estado por atividade principal. A cadeia de serviços que atende o turismo tem a maior representatividade na alimentação (40,64%). Em seguida, aparecem prestador de infraestrutura de apoio para eventos (17,48%), prestador especializado (12,75%), centro de convenções (7,20%) e transportadora turística (5,36%).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de março de 2024.