ranking

PB é segundo em inovação e competitividade no NE

publicado: 13/05/2024 09h23, última modificação: 13/05/2024 09h23
Maiores potenciais do estado são segurança pública, infraestrutura e inovação
Divulgacao-de-imagem_PIXABAY_p4527_cover_image_resized.jpg

Inovação permite que empresas se diferenciem por meio de produtos e serviços mais eficientes | Foto: Pixbay

por Bárbara Wanderley*

A Paraíba é o segundo estado mais competitivo do Nordeste, ficando atrás apenas do Ceará, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2023, divulgado pelo Centro de Liderança Pública.

A avaliação aponta que os maiores potenciais da Paraíba estão na segurança pública; infraestrutura; inovação, com destaque para pesquisa científica e os investimentos públicos em pesquisa e desenvolvimento; solidez fiscal, com destaque para o índice de liquidez; e eficiência da máquina pública, com destaque para o índice de transparência.

De acordo com a analista técnica do Sebrae-PB, Rafaella Catão, a posição de destaque ocupada pela Paraíba demonstra o potencial que existe no território para desenvolvimento de iniciativas com foco na inovação em diversos setores da economia.

Ranking 2023 de Competitividade dos Estados do Nordeste
1 - Ceará
2 - Paraíba
3 - Pernambuco
4 - Alagoas
5 - Sergipe
6 - Maranhão
7 - Piauí
8 - Rio Grande do Norte
9 - Bahia

“A inovação é um dos principais impulsionadores da competitividade, pois permite que as empresas e instituições se diferenciem no mercado por meio de produtos, serviços e processos mais eficientes e relevantes. O destaque da Paraíba nesse aspecto sugere que o estado está se tornando mais competitivo em âmbito regional e nacional”, enfatizou.

Já os maiores desafios enfrentados pelo estado são, de acordo com o ranking, o capital humano, potencial de mercado, educação, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental. Ainda assim, a sustentabilidade ambiental e o potencial de mercado apresentaram melhora em relação ao ranking de 2022.

Para desenvolver a publicação, o Centro de Liderança Pública considera 99 indicadores, agrupados em 10 pilares, que são mensurados em dois conjuntos de avaliação: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 maio de 2024.