As empresas da Paraíba sanaram 58,2% dos débitos negativados em abril em até 60 dias do vencimento, ocupando o segundo lugar do ranking nacional e ficando atrás apenas do Piauí (65,3%). Os dados do Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian mostraram que, no Nordeste, do acumulado de dívidas das companhias que foram negativadas em abril deste ano, cinco em cada 10 (51,6%) foram pagas ou renegociadas em até 60 dias.
Na visão nacional, segundo o indicador, do total de dívidas que foram negativadas em abril, 39,7% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência. Na visão por valores, as contas inadimplentes entre R$ 500 e R$ 1.000 registraram a maior porcentagem de pagamentos (43,8%).
“A recuperação de crédito atingiu o menor índice do ano até agora, em decorrência de uma combinação de fatores econômicos. Primeiramente, a alta taxa de juros vigente, que tem dificultado o acesso ao crédito, tornando os empréstimos mais caros e menos atrativos para as empresas”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Além disso, ainda segundo Rabi, a inflação corrói o poder de compra e aumenta os custos operacionais, pressionando ainda mais as margens de lucro das empresas. Outro ponto a considerar é a incerteza econômica global, que tem levado muitas empresas a adotarem uma postura mais cautelosa em relação a novos investimentos e expansões.
O indicador também analisa o tempo de vencimento dos débitos e seu percentual de pagamentos. Nessa visão, 49,0% das contas pagas tinham 30 dias de atraso. Em seguida, as dívidas com 60 dias (41,4%) foram as mais contempladas, depois as com 90 dias (23,8%), um ano (15,1%), 180 dias (12,2%) e, por fim, aquelas com mais de um ano de vencimento (9,5%).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2024.