Levantamento feito pela Usina de Dados do Sebrae-PB mostra que, das 267.601 empresas registradas no estado, 254.627 são identificadas como pequenos negócios. Hoje, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), a entidade destaca a importância desses empreendimentos, que formam a base da economia, representam mais de 95% dos negócios ativos no território paraibano, colaboram com o ambiente econômico e são responsáveis pela criação de novas oportunidades.
Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 58,2% das MPEs — ou seja, 155.633 empreendimentos —, que são também consideradas como pequenos negócios, são caracterizadas pelo trabalho de microempreendedores individuais (MEIs). As microempresas (ME), por sua vez, totalizam 85.771 (32,1%) empreendimentos e as empresas de pequeno porte (EPP) têm 13.223 (4,9%) registros na estatística geral. Já as médias e grandes empresas (MGE) somam 12.974 (4,8%).
Somente neste ano, conforme os dados, 37.564 empresas foram abertas no mercado paraibano, o que reforça o crescimento de oportunidades no ambiente de negócios criados a partir da atuação desses empreendimentos.
A gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae-PB, Ivani Costa, explica que as MPEs são o coração pulsante da economia no estado. “Esses empreendimentos não apenas geram empregos e movimentam a economia local, mas também são responsáveis por criar soluções inovadoras, atender às necessidades das comunidades e contribuir diretamente para o desenvolvimento social e econômico. O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa celebra essa força e resiliência que impulsiona o crescimento sustentável do nosso estado”, enfatiza.
Serviços e comércio lideram entre os setores
Observando a estatística das empresas no ambiente de negócios por setores, serviço (121.929) e comércio (100.661) acumulam a maior parte dos empreendimentos do estado, apresentando o percentual superior a 83%. Os demais setores — indústria (22.275), construção (21.519) e agricultura (1.217) — completam a lista. O comércio varejista de artigos de vestuário e de acessórios se destaca nesse cenário como a atividade mais característica entre os pequenos negócios.
Neste contexto de oportunidades, Ivani Costa lembra que o Sebrae apoia os pequenos negócios com capacitações, consultorias especializadas, programas e projetos setoriais, assim como eventos que impulsionam a gestão, inovação e digitalização das empresas. “Promove o desenvolvimento sustentável e facilita o acesso a novos mercados, conectando os empreendedores a grandes parceiros, fortalecendo, assim, o ecossistema econômico do estado”, disse.
Ranking das cidades
Entre os municípios que concentram o maior número de empreendimentos ativos, João Pessoa se destaca com o número de 96.586 empresas, seguido de Campina Grande (39.402); Patos (9.213); Santa Rita (7.524); e Cabedelo (5.791).
Comércio de artigos do vestuário e de acessórios se destaca como o mais característico entre os pequenos negócios
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de outubro de 2024.