combustível

Petrobras reduz preço do gás natural

publicado: 02/05/2023 00h00, última modificação: 03/05/2023 13h10
Mesmo com a redução de 8,1%, não haverá, por enquanto, diminuição dos valores cobrados aos consumidores
João Silva_F. Evandro (18).JPG

O aposentado João Silva utiliza o gás natural e afir mou que a perspectiva de redução de preço é sempre uma boa notícia para o consumidor - Foto: Evandro Pereira.

por Ítalo Arruda e Thadeu Rodrigues*

A Petrobras reduziu, ontem, em 8,1%, o preço do gás natural, mas o índice de queda ao consumidor final depende de outros fatores. Na Paraíba, o combustível é comercializado pela Companhia Paraibana de Gás (PBGás), concessionária do serviço, que tem como principal fornecedora a empresa Petroreconcavo, que não diminuiu valores de venda. Desta forma, por enquanto, não haverá recuo no preço do combustível, mas uma estabilidade, ao menos, durante um trimestre.

O diretor-presidente da PBGás, Jailson Galvão, explica que a composição de preços do gás natural depende de diversos elementos. “Os contratos de fornecimento são trimestrais e os valores negociados são afetados pela cotação do dólar e pelo preço do petróleo no mercado internacional. Em torno de 60% do nosso fornecimento vem da empresa Petroreconcavo e 40% da Petrobras. Essa redução foi apenas da Petrobras, mas na ponderação total, o efeito é que não haverá nem acréscimo, nem redução pelos próximos três meses”.

Jailson Galvão afirma que os tributos federais e estaduais também são fatores de impacto no preço do gás natural. Ele destaca uma redução de R$ 0,20, no preço do gás natural veicular (GNV), no início do ano, cuja média passou de R$ 4,45 para R$ 4,25, como resultado da política de apoio do Governo da Paraíba em reduzir o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 12%.

Para poder reduzir os preços do gás natural no estado da Paraíba, a PBGás publicou uma chamada pública para aquisição do combustível. Os interessados poderão encaminhar as propostas até 12 de maio. O edital está publicado no site da Companhia.

“O objetivo da chamada pública é ter novos fornecedores com condições de suprimento do combustível para termos melhores preços na aquisição do gás natural. Após a apresentação das propostas até 12 de maio, haverá a fase de negociação com a apresentação das condições de fornecimento, volume, preços e condições de pagamento”, comenta o dirigente.

A PBGás é a concessionária que distribui o gás natural canalizado no estado. Entre os clientes da Companhia estão 40 indústrias, mais de 360 comércios, 25.800 residências e os mais de 23 mil motoristas que utilizam diariamente o GNV na Paraíba. Apenas no ano de 2022, a PBGás investiu mais de R$ 6,1 milhões na ampliação e melhorias da rede de gás natural em João Pessoa e em Campina Grande. A rede de gasoduto tem mais de 360 quilômetros. Para o ano de 2023, o investimento estimado é de R$ 12 milhões.

Pesquisa

Conforme a pesquisa semanal realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente ao período de 23 a 29 de abril, o preço médio do GNV, em João Pessoa, é de R$ 4,24 ou R$ 4,25 por metro cúbico, nos postos revendedores. A pesquisa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), realizada também na semana passada, também aponta os valores de R$ 4,24 e R$ 4,25.

Os consumidores de GNV da capital já se animam diante da expectativa de pagar um pouco menos pelo combustível, nos próximos meses. “Vai ser muito bom para a gente que abastece com gás. Nesse momento em que tudo está tão caro, uma queda no preço do combustível vai ajudar muito”, destacou o aposentado João Silva, enquanto abastecia o veículo em um posto da capital.

No mesmo estabelecimento, o motorista de aplicativo Anderson Damásio também aguarda uma nova redução. “Se o valor realmente baixar, vai ser muito viável. Por menor que seja, vai ser um alívio no bolso”, comentou o motorista, destacando que prefere abastecer o carro com GNV, porque, segundo ele, “é mais barato e tem mais durabilidade do que a gasolina”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 2 de maio de 2023.