demanda crescente

Porto de Cabedelo registra alta no volume de cargas

publicado: 05/07/2023 09h20, última modificação: 05/07/2023 09h20
Operações envolvendo gasolina aumentaram 20,4% no primeiro semestre
companhia Docas-arquivo.jpeg

Porto de Cabedelo está passando por uma série de obras de melhorias para atender à demanda crescente de cargas - Foto: Companhia Docas/Arquivo

O Porto de Cabedelo movimentou 88.491 toneladas de mercadorias, no mês de junho, o que corresponde a um crescimento de 4,88% sobre o mesmo mês de 2022. O destaque foi para as operações de petcoke, que movimentaram mais de 42 mil toneladas. Também foram operadas, no mês passado, cargas de malte, diesel, gasolina e trigo.

No primeiro semestre do ano, o Porto de Cabedelo já movimentou 609.427 toneladas de granéis sólidos e líquidos. “Esses resultados ressaltam veementemente o comprometimento do Porto de Cabedelo em impulsionar o desenvolvimento econômico e o avanço da Paraíba. Nesse sentido, o porto segue irrevogavelmente empenhado no progresso regional”, sinalizou o diretor-presidente da Companhia Docas – que administra o Porto -, Ricardo Barbosa.

Apenas as operações de gasolina registraram 158 mil toneladas, no acumulado dos seis primeiros meses do ano, o que corresponde a um acréscimo de 20,4% em relação ao primeiro semestre de 2022. Para o gestor, o crescimento na movimentação de gasolina demonstra a confiança dos agentes do setor e a eficiência operacional do porto. De acordo com ele, o equipamento “continua se consolidando como um importante hub logístico no Nordeste”.

No mês de maio, foi registrada a movimentação de 121.052 toneladas e a atracação de oito embarcações. Um dos destaques desse período foi o desembarque de aproximadamente 34 mil toneladas de clínquer, ressaltando a diversidade das operações realizadas em Cabedelo.

Estrutura

O Porto de Cabedelo está passando por uma série de obras de melhorias para atender à demanda crescente de cargas, com a requalificação dos armazéns, a dragagem – aumentando o calado para receber navios maiores -, pavimentação e novos sistemas. Conforme Ricardo Barbosa, o investimento é na modernização do local, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

No mês passado, o equipamento portuário sediou o Fórum Nordeste Export 2023, que debateu em âmbito regional a logística, infraestrutura e transporte. O evento contou com visitas técnicas, apresentações e painéis de debates, abordando a realidade da segunda região mais populosa do Brasil e que abriga o maior número de estados.

O Porto de Cabedelo foi escolhido para sediar o Nordeste Export 2023 devido ao protagonismo que tem conquistado nos últimos anos. Em 2022, recebeu o Prêmio Antaq na categoria “Conformidade Regulatória”, sendo considerado o segundo melhor porto do país nesse quesito. Esse reconhecimento ressalta a gestão em relação ao cumprimento das normativas e regulamentações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), evidenciando as boas práticas de gestão e integridade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 5 de julho de 2023.