Notícias

educação

Preço do material escolar varia quase 989% em CG

publicado: 14/01/2025 10h49, última modificação: 14/01/2025 10h50
Mês de janeiro é o de maior faturamento para os estabelecimentos do tipo
fachada_a_união-foto-edson_matos-(1)-Recuperadosasasa.jpg

Gabriela (dir.) convenceu a mãe a comprar um caderno inteligente, “a moda do momento” | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

O início do ano letivo representa um desafio financeiro para muitos pais. Com o aumento anual dos custos de matrícula, uniformes, livros e material escolar, é fundamental realizar uma pesquisa minuciosa para encontrar as melhores opções e estabelecer prioridades.

Uma pesquisa divulgada pelo Procon de Campina Grande, realizada no último dia 7, mostrou que a variação de alguns produtos chega a 988,89%, dependendo da marca e do estabelecimento comercial escolhido para a compra. O estudo reuniu 26 dos produtos mais procurados pelos consumidores no início do período letivo, em 13 papelarias da cidade.

Segundo a pesquisa, o apontador com depósito neon teve a maior variação de preços, podendo ser adquirido pelo menor preço, de R$ 1,35, no Lojão do Colegial II, e pelo maior valor, de R$ 14,70, na loja Kalunga.

A variação apontada pelo Procon demonstra que é importante pesquisar bem na hora da compra e, por isso, muitos pais preferem ir às lojas sem os filhos. “Eu tenho duas crianças, uma de 10 anos e outro de 12, e, quando os trazia comigo, cada um ia para um lado e voltava com os braços carregados de coisas. Eu tinha que explicar que tinha que estudar os preços, mas criança não entende e, ao final, acabava gastando mais. Hoje em dia, prefiro deixá-los em casa e comprar aquilo que acho que eles vão gostar e que cabe no bolso”, contou Míriam Teixeira.

Para Míriam, os valores aumentaram excessivamente em relação a 2024, sobretudo o preço dos cadernos. “Comprei um caderno de 20 matérias ano passado por R$ 40, agora não consegui encontrar por menos de R$ 50. Com dois filhos, a conta acaba pesando um pouco”, pontuou a mãe.

Já Delma Andrade foi às compras ao lado das suas duas filhas, Gabriela e Marcela, após negociar com as meninas o quanto podia ser gasto. Enquanto a mais velha pediu à mãe um caderno inteligente, a caçula preferiu os acessórios para decorar o material. “Eu avalio o que elas pedem e, dependendo do preço, compro, porque é algo que estimula a estudar. Mas imponho certos limites porque, afinal, são duas, então o gasto também é em dobro”, disse Delma.

Movimento nas lojas

O caderno inteligente escolhido por Gabriela é o produto que mais tem sido procurado na Casa do Colegial, papelaria em que a família compra o material escolar todos os anos. Segundo Elaine Silva, gerente da loja, as redes sociais ajudam a impulsionar as vendas. “Muitos clientes perguntam se tem determinado produto que eles viram no TikTok ou no Instagram, e o caderno inteligente é o principal deles porque permite uma personalização completa. É a moda do momento”, relatou Elaine.

Para oferecer as novidades aos consumidores, a Casa do Colegial começa a pesquisar o mercado e realizar encomendas ainda em julho, seis meses antes do período de maior movimento. “Janeiro é o mês de maior lucro para a loja, o faturamento chega a triplicar nessa época, então precisamos nos preparar com antecedência”, afirma a gerente.

Já no Lojão do Colegial, papelaria tradicional de Campina, a expectativa é que a última semana de janeiro seja a de maior público porque muita gente estava viajando de férias”, expôs.

Acesse o link para ver a pesquisa completa do Procon-CG

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de janeiro de 2025.