Teve início, ontem, o Mutirão de Renegociação de Dívidas, com condições especiais exclusivamente para as mulheres, na sede da Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), na Avenida Pedro I, Centro da capital.
O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, convocou o público feminino em situação de endividamento para participar. “Muita satisfação em saber que o Procon-JP, da Prefeitura de João Pessoa, vem trabalhando para trazer mais benefícios, trazer mais coisas boas nessas renegociações com os bancos”, afirmou.
O mutirão vai proporcionar melhores condições para as mulheres nessa ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Os atendimentos acontecem das 8h até as 17h e vão até o próximo sábado (15), segundo informou o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Junior Pires.
Ele detalhou que as mulheres podem negociar dívidas relacionadas a bancos, como crédito especial, cheque especial, cartão de crédito, empréstimo consignado, entre outras operações. “A gente tem um mutirão, na verdade, em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), para conseguir essas condições especiais”, afirmou o secretário.
Segundo ele, essa mediação entre o consumidor e a instituição bancária consegue oferecer condições especiais para que a consumidora possa saudar a sua dívida e tirar o seu nome de alguma negativação que porventura tiver acontecendo.
A consumidora Maria da Penha elogiou a iniciativa e disse que o atendimento foi satisfatório. “Muito bom, porque a gente chega aqui, já tem o pessoal pronto para atender. Minha negociação foi feita e eu estou feliz por poder resolver”, comemorou.
Depois dos atendimentos exclusivos para as mulheres, a partir de hoje, o mutirão também vai atender o público em geral, em alusão ao Mês do Consumidor. Para participar, é necessário levar a documentação pessoal, como Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e os documentos referentes à dívida (como contrato), além da disponibilidade de um número de telefone e endereço de e-mail para contato posterior, uma vez que esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições financeiras para avaliação das propostas de acordo.
Depois da abertura do Mutirão, o prefeito em exercício conheceu as dependências da nova sede do Procon-JP, que está em fase final de obras e será inaugurado ainda neste primeiro semestre do ano. O espaço fica no mesmo endereço do atual prédio, na Avenida Pedro I, com mais estrutura e conforto para o atendimento à população.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de março de 2025.