Notícias

Exporta Mais Brasil

Programa beneficiará 130 empresas

publicado: 18/08/2023 12h47, última modificação: 18/08/2023 12h47
Lançando, ontem, pela ApexBrasil, incentivo abrangerá negócios da PB que ainda não atuam no mercado externo
EXPORTA-MAIS-BRASIL-F-ORTILO-ANTÔNIO-(1).jpg

Jorge Viana apresentou o programa da ApexBrasil durante solenidade na Assembleia Legislativa da Paraíba - Foto: Ortilo Antônio

por Thadeu Rodrigues*

Cerca de 130 empresas paraibanas de móveis receberão incentivo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para vender seus produtos a mercados de outros países. A política de apoio à promoção dos produtos e qualificação das empresas faz parte da operacionalização do programa Exporta Mais Brasil, lançado ontem pela ApexBrasil, em João Pessoa, durante solenidade na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Conforme o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, as empresas serão habilitadas para se tornarem exportadoras, devendo adequar-se ao mercado externo. O programa de exportações vai beneficiar 13 segmentos produtivos, começando pela indústria moveleira, e Jorge Viana vislumbra que a Paraíba pode ser contemplada em outros segmentos, como os de calçados, confecções e frutas, os quais já são fortalecidos no estado, além do artesanato, segmento que a Apex quer incentivar no Nordeste.

Jorge Viana explica que as empresas a serem beneficiadas pelo programa são de micro e pequeno porte e ainda não executam operações de mercado exterior. Segundo ele, o número de empresas ainda pode ser ampliado pela Apex. “Onde tiver alguém talentoso que organizou uma pequena empresa e que não tem apoio para colocar seu produto no Brasil e no mundo, a Apex vai apoiar”.

O dirigente ressalta duas grandes vantagens da Paraíba. Quanto ao mercado externo, a um raio de um mil quilômetros, há uma população de 50 milhões de pessoas, o que supera a de países como a Argentina. Já no mercado externo, está próxima à África, continente em constante expansão populacional.

Compradores internacionais

A ApexBrasil convidou potenciais compradores de outros países - Equador, Colômbia, Chile, Alemanha e África do Sul - para conhecer a produção de empresas locais e depois realizar rodadas de negócios que se encerram hoje, no Centro de Educação do Sebrae/PB, piso superior do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados.

Além de moveleiras da Paraíba, participam também empresas do Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Paraná e São Paulo, totalizando 22, selecionadas com o apoio da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), parceira da ApexBrasil no projeto setorial Brazilian Furniture.

 O empresário Adeilton Pereira, que é proprietário do Grupo Officina e membro da diretoria da Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap) participou das rodadas de negociações e teve três reuniões com empresários estrangeiros. “Um grupo se interessou por uma marca de nossa produção e pretende levá-la para a Colômbia e o Panamá. Ainda estamos iniciando a conversa, mas ficamos felizes em ver o interesse”.

Segundo Jorge Viana, o objetivo é fazer eventos de negócios de outros setores e fazer disso uma rotina.

Incentivo

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, destaca que o setor vai crescer de forma exponencial no estado. “Estamos estruturando o polo moveleiro, assim como o polo têxtil. Já temos a Kappesberg, produzindo sofás em Santa Rita, e vamos capacitar o setor produtivo para as exportações também”.

A secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, afirma a importância do setor moveleiro para o estado. “Estamos abrindo um leque de oportunidades para as empresas. Os empresários que vieram conhecer nossa produção ficaram impressionados com a qualidade dos nossos produtos”.

Governo dialoga por investimentos estrangeiros

Os representantes da ApexBrasil ainda se reuniram ontem com o governador João Azevêdo, ocasião em que dialogaram sobre a atração de investimentos estrangeiros para setores da economia paraibana. O governador também recebeu o convite para o Brasil Investment Fórum (Bif), maior evento de atração de investimentos estrangeiros da América Latina, que acontecerá em novembro, em Brasília.

Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual falou sobre as potencialidades paraibanas e destacou o equilíbrio fiscal do estado. “Nos últimos anos, o estado está equilibrado, com uma boa gestão fiscal, capacidade de investimentos e potencial de atração de grandes empresas. Além disso, a Paraíba tem uma localização estratégica, sendo central no Nordeste”, disse.

O chefe do Executivo estadual também ressaltou a capacidade e potencialidade do Porto de Cabedelo, frisando que este equipamento é um dos mais importantes na economia paraibana e regional, tendo recebido grandes investimentos em sua modernização nos últimos quatro anos.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, comentou que a Paraíba, além das belezas naturais, tem muitas potencialidades. “Trabalhamos com atração de investimentos. Estamos visitando todos os estados para que possamos ampliar as exportações em diferentes áreas. A Paraíba tem muitas possibilidades no turismo, no artesanato, hidrogênio verde, entre outros. O Nordeste tem um potencial enorme, mas ainda exporta pouco. Tem muita qualidade, por isso vamos ter um olhar especial para esta região. Tenho certeza que haverá uma grande sinergia entre o Governo da Paraíba e ApexBrasil”.

A ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais e rodadas de negócios.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de agosto de 2023.