A Região Metropolitana de João Pessoa ganha novos supermercados, hoje, com a inauguração de três lojas do Grupo Mateus, já presente em quatro cidades da Paraíba e em mais de cem entre os estados do Norte e do Nordeste. A abertura é parte do plano de expansão da rede, alinhada ao crescimento do segmento de supermercados e hipermercados no país. Apenas com a operação das novas unidades, foram gerados aproximadamente mil empregos na capital e nas cidades de Bayeux e Cabedelo.
A loja de João Pessoa é no formato varejo, da marca Spazio, segmento da companhia que oferece serviços exclusivos e de alto padrão nas áreas de vinhos, frios e alta gastronomia. A unidade está localizada no bairro do Altiplano. Já as lojas de Bayeux e Cabedelo são no formato “atacarejo”, isto é, comercializa produtos tanto para consumidores convencionais, quanto para os varejistas locais. Em Bayeux, a unidade está localizado na Avenida Liberdade e, em Cabedelo, no bairro Jardim Alfa.
“Na capital, investimos em uma loja de supermercado, já em Bayeux e Cabedelo vamos abrir atacarejos, que possuem como diferencial a oferta de serviços. Somos uma empresa genuinamente nordestina, atenta aos hábitos e perfil de consumo de cada estado onde passamos a atuar. Com base em estudo de mercado, identificamos a oportunidade de avançar pela Paraíba com mais um modelo de negócio da empresa, além do atacarejo, que é o foco da nossa expansão em novos estados”, explicou o CEO do Grupo Mateus, Jesuino Martins.
As lojas Mix Mateus de Bayeux e Cabedelo possuem serviços de açougue, peixaria, hortifruti com frutas e verduras frescas, linha própria de produtos de panificação, além do diferencial em logística. As três novas unidades possuem área superior a três mil metros quadrados de áreas de vendas e contam com amplo estacionamento.
Potencial
O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, aponta que a expansão da rede, no estado, evidencia o bom momento do setor e o seu potencial de crescimento. “São empreendimentos que geram empregos e renda à população das cidades contempladas com os lançamentos”. O dirigente afirma que o aumento dos valores do Bolsa Família, neste ano, bem como o crescimento da economia como um todo contribuem para a atividade.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento de supermercados e hipermercados no país cresceu 3%, no acumulado de janeiro a maio deste ano. No recorte dos últimos 12 meses, o desempenho foi de 2,7%, em comparação ao período imediatamente anterior.
Tendência de negócio
Sobre o perfil de lojas de atacarejo, Cícero Bernardo destaca ser uma tendência nacional. “O consumidor dos estabelecimentos que também vendem no atacado procura o menor preço, em detrimento da prestação de serviços. Então, é importante haver segmentos diferentes, conforme a opção do cliente”.
Segundo o grupo Mateus, a definição do tipo de negócio (atacado ou varejo) ocorre após a análise de critérios como densidade demográfica, posicionamento estratégico da cidade, logística e demanda de consumo.
Com a inauguração das três novas unidades, o grupo emprega 2.200 funcionários. A rede já está presente nas cidades de Sousa, Cajazeiras, Guarabira e Campina Grande, na Paraíba. Ao todo, são mais de 50 mil colaboradores na rede, que ocupa a terceira posição no ranking 2023 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) das maiores empresas do varejo do país.
Com 36 anos de existência, a companhia nasceu em Balsas, interior do Maranhão. A empresa, que começou sua história em uma mercearia de 50 metros quadrados, atualmente possui 243 lojas em operação. Por estado, são 130 lojas no Maranhão, 75 no Pará, 13 no Piauí, oito no Ceará, duas em Alagoas, seis na Bahia, sete na Paraíba, uma em Sergipe e uma em Pernambuco.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de julho de 2023.