O volume de serviços prestados na Paraíba subiu 5,6% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, crescimento acima da média do país, que foi de 4,3%. Entre junho e julho deste ano, o volume de serviços prestados aumentou 2% no estado, enquanto a média nacional ficou em 1,2%. Foi o oitavo maior crescimento do país. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada ontem pelo IBGE.
O setor de serviços paraibano acumulou crescimento de 3,5% de janeiro a julho deste ano, enquanto, no Brasil, o resultado foi de 1,8% no mesmo período. Considerando os últimos 12 meses até julho, o crescimento acumulado, no estado, foi de 2,8% e, no país, foi de 0,9%.
Entre as atividades envolvidas, o destaque no país ficou para o segmento de serviços técnico-profissionais, que teve uma subida de 15,2% em relação a junho de 2024 e de 23,1% em relação a julho do ano passado.
Já a receita nominal de serviços subiu 13% na Paraíba em julho, comparando com o mesmo mês do ano passado, e 4,8% em relação a junho. Mais uma vez, os crescimentos registrados no estado ficaram acima das médias nacionais, que foram de 10,8% e 2,1%, respectivamente.
No acumulado do ano até julho, a receita aumentou 8,6% na Paraíba e 6,3% no Brasil. Já o acumulado dos últimos 12 meses até julho ficou em 7,3% no estado e 5,3% no país.
Na receita, mais uma vez foram os serviços técnico-profissionais que ganharam maior destaque no país, com crescimento de 18,4% em relação a junho e de 29,7% em comparação a julho do ano passado.
No acumulado do ano, nos crescimentos registrados até julho, a receita aumentou 8,6% na Paraíba e 6,3% no Brasil
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de setembro de 2024.