Notícias

CONEMOV

Setor mobiliário investe no design para criar negócios

publicado: 09/08/2023 09h20, última modificação: 09/08/2023 09h20
Potencialidades do mercado paraibano serão debatidas durante evento em João Pessoa

por Thadeu Rodrigues*

Adeilton Pereira - arquivo pessoal.jpeg
"A Paraíba vem apresentando crescimento sob diversos aspectos. Temos uma governança madura, com empresários que lutam pelo setor" Adeilton Pereira - Foto: Arquivo pessoal

A quinta edição do Congresso Moveleiro do Nordeste (Conemov) vai movimentar a cadeia produtiva regional e apresentar o design como fator fundamental para agregar valor ao mobiliário e ampliar sua comercialização no Brasil e no exterior. O evento acontecerá no próximo dia 18, em João Pessoa, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap).

O empresário Adeilton Pereira, que é membro da diretoria da Amap e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel), aponta grandes possibilidades de negócios, tendo a Paraíba como protagonista, mesmo longe dos grandes polos produtores do Sul e do Sudeste. Para ele, o crescimento do mercado imobiliário da região Nordeste automaticamente impulsiona a indústria do mobiliário, mas o setor está indo além.

“A Paraíba vem apresentando crescimento sob diversos aspectos. Temos uma governança madura, com empresários que se reúnem e lutam pelo setor. A academia é parceira, com a realização de projetos com o IFPB e a UFPB. No âmbito legislativo, metade da bancada federal paraibana participa da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria do Mobiliário”, contextualiza Adeilton Pereira, proprietário do Grupo Officina.

Conforme o diretor da Amap, a produção paraibana de mobiliário é predominante de micro e pequenas empresas, que geram mais empregos do que as grandes indústrias. A maior parte atende ao mercado local e regional, mas há empreendimentos que comercializam para outros países. “Nas empresas do meu grupo empresarial, vendemos para sete estados e estamos trabalhando para exportar nossa produção”, comenta.

Adeilton Pereira destaca o apoio do Banco do Nordeste, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), para a indústria moveleira, e do Sebrae, que disponibiliza uma metodologia que busca oferecer uma visão abrangente sobre as oportunidades para o desenvolvimento do empreendimento, no universo do mobiliário. “As empresas são capacitadas na digitalização e no uso do design na produção para tornar os produtos inovadores e competitivos, capazes de ser comercializados em escala mundial”.

Autenticidade nordestina atrai o mercado

Para o empresário, é importante trabalhar a autenticidade nordestina no design das peças, tornando-as autorais, o que eleva seu valor de mercado por serem únicas. “Tentar reproduzir a moda sulista ou europeia é fazer mais do mesmo. A Paraíba pode ser sofisticada e elegante”. Ele aponta, por exemplo, a criação de um curso de design de móveis pela Uniesp, o primeiro do Nordeste, que vai ser importante para desenvolver essas características.

Logística

O vice-presidente da Abimóvel projeta um crescimento para o setor moveleiro considerando a localização estratégica da Paraíba e seu potencial logístico. “A Paraíba está no centro do Nordeste, podendo atender todas as capitais, no que se refere ao mercado interno. Quanto às exportações, estamos mais próximos das Américas e da Europa do que o Sul, onde ainda estão os maiores exportadores”.

Adeilton Pereira cita novidades sobre o Conemov, como a primeira reunião da diretoria da Abimóvel no Nordeste, a participação dos gestores do setor de madeira e móvel das unidades do Sebrae de cada estado brasileiro pela primeira vez, e uma rodada de negócios promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que vai trazer compradores internacionais.

As empresas são capacitadas na digitalização e no uso do design na produção para tornar os produtos inovadores e competitivos

Além da presença do presidente da Apex, o evento ainda conta com a participação do designer gráfico e de produto, Dimitri Lociks, premiado pelo IF Design Award, uma das principais premiações do setor no mundo. Ele será um dos palestrantes, assim como profissionais renomados brasileiros, que vão debater comunicação e liderança.

O evento também será um ambiente propício para os participantes visitarem estandes, conhecerem novos produtos e fazer networking com empreendedores de outros estados. Na capital paraibana, o congresso será no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no Bairro dos Estados.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 9 de agosto de 2023.