O feriado de Semana Santa deve se estender de 18 a 21 de abril, e nesse período muitas pessoas aproveitam a folga na rotina para viajar. Nesse cenário, a expectativa da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) é de que haja um aumento no fluxo de turistas e na ocupação hoteleira da região durante esses dias, o que deve aquecer ainda outros setores, como bares e restaurantes. Um levantamento da Booking.com, plataforma global líder em reservas de viagens, aponta a cidade de João Pessoa como um dos destinos mais procurados para a baixa temporada de 2025, entre abril e junho: um aumento de 65% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro dado recente, da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo, realizada pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), mostrou que 98,09% dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão pretendem retornar à Grande João Pessoa. O levantamento também revela que, entre os visitantes que estiveram no estado pela primeira vez, 96,46% manifestaram a intenção de voltar, e 98,97% dos visitantes recomendariam a Paraíba como destino turístico, destacando a hospitalidade do povo paraibano, seus atrativos naturais e urbanos como fatores--chave para o alto índice de satisfação.
Segundo a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, esses dados refletem o trabalho que vem sendo feito para fortalecer o turismo no estado. “O governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro vêm investindo em infraestrutura, promoção e segurança. Estamos ampliando a divulgação da Paraíba em feiras nacionais e internacionais, destacando nosso potencial cultural, gastronômico e ecológico. Também trabalhamos em parceria com municípios para qualificar serviços, sinalizar rotas turísticas e oferecer capacitação aos profissionais do setor”, destacou.
Rosália ainda diz que essas ações ajudam a consolidar ainda mais a Paraíba como um destino procurado pelos turistas. “Acreditamos que, com esses esforços, a Paraíba consolidará ainda mais seu lugar como um destino acolhedor, diversificado e cheio de oportunidades para os turistas durante a Semana Santa e em todas as estações do ano”, afirmou. Quanto ao período da Semana Santa, especificamente, ela reforça ainda que as expectativas para o setor são de grande movimentação não apenas na capital mas também em outras regiões do estado.
“A Paraíba tem grandes expectativas para o período da Semana Santa, um momento tradicionalmente marcado pelo fluxo de turistas que buscam nossas belezas naturais, cultura religiosa e hospitalidade. Esperamos um aumento significativo na ocupação hoteleira, especialmente em destinos como João Pessoa, Cabedelo, Areia (famosa pela Paixão de Cristo encenada), e o Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, que atrai visitantes pela sua paisagem única e roteiro místico”, conclui a secretária.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de abril de 2025.