Notícias

logística

Transportadoras de carga se preparam para o Natal

publicado: 23/10/2024 09h21, última modificação: 23/10/2024 09h21
Período deve ter 36 milhões de pedidos on-line para serem entregues
caminhoes_transporte_de_cargas010720143050.jpg

Transporte rodoviário domina o cenário logístico nacional e projeta um aumento expressivo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

por Bárbara Wanderley*

O comércio varejista já se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano, com promoções especiais em novembro, e o Natal em dezembro. No ano passado, foram 14 milhões de pedidos on-line apenas em uma sexta-feira de promoções em novembro e a expectativa é de mais de 15 milhões para este ano. Para o Natal, a previsão é de 36 milhões de pedidos, superando os 34 milhões do ano anterior. A promoção de novembro teve a segunda data mais pesquisada entre setembro de 2023 e setembro de 2024, conforme estudo da Agência Conversion.

Federação
Setor precisa estar preparado para essa alta sazonal, garantindo eficiência nas entregas e, ao mesmo tempo, respeitando as normas e a integridade dos trabalhadores

Essa alta no comércio traz um impacto direto sobre a demanda por transporte de cargas. Em 2024, a movimentação de mercadorias já havia registrado aumentos significativos, com alta de 8,2% no setor aéreo, 4,3% no setor aquaviário e 4,5% no setor ferroviário, conforme dados do Observatório Nacional de Transporte e Logística da Infra S.A. O transporte rodoviário, que domina o cenário logístico nacional, também projeta um aumento expressivo, especialmente nos estados do Nordeste.

Por isso, a Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Nordeste (Fetranslog-NE), entidade sindical filiada à Confederação Nacional do Transporte (CNT) e à Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), tem orientado os empresários do setor nos momentos de grande demanda.

“O setor de transporte de cargas precisa estar preparado para essa alta sazonal, garantindo eficiência nas entregas e, ao mesmo tempo, respeitando as normas de segurança e a integridade dos trabalhadores”, afirmou o presidente da Fetranslog-NE, Arlan Rodrigues.

Ele ressaltou que a federação também tem-se empenhado em promover discussões sobre a modernização do setor, visando a adoção de tecnologias que melhorem a gestão de frotas e o monitoramento de cargas. Essas inovações são vistas como fundamentais para enfrentar os desafios da crescente demanda, garantindo que o transporte de mercadorias continue a ser um dos pilares do desenvolvimento econômico do Brasil.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de outubro de 2024.