sertão interligado

Voo inaugura viagens entre Cajazeiras e Recife pela Azul

publicado: 02/08/2023 14h42, última modificação: 02/08/2023 14h42
Expectativa é que início das operações contribua para o turismo na região
1 | 2
Aeronave comercial pousou no Aeroporto Regional Pedro Vieira Moreira trazendo passageiros - Foto: José Marques/Secom-PB
2 | 2
Governador participou do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas e disse que iniciativa permitirá novas ações do governo no turismo - Foto: José Marques/Secom-PB
Voo Azul Foto secom PB.jpg
joao azevedo_cajazeiras_azul_fotos jose marques (10).JPG

A cidade de Cajazeiras é o segunda localidade do Sertão paraibano a sair do isolamento aéreo com o lançamento, ontem, do voo inaugural para Recife (PE) pela Azul Linhas Aéreas. A falta de estrutura de um voo comercial limitava, havia décadas, as condições de desenvolvimento do município conhecido por ter ensinado a Paraíba a ler, criando dificuldades a setores essenciais para a economia do Estado, entre eles o turismo.

O início das operações da companhia contou com a presença do governador João Azevêdo, que destacou a satisfação por mais uma conquista para o desenvolvimento do Alto Sertão. “Estamos celebrando um momento extremamente importante para o turismo de uma região. Nós estamos interligando o Alto Sertão com o mundo. A conexão que será feita Cajazeiras–Recife/Recife–Cajazeiras, inicialmente em três dias da semana, permitirá que a partir da capital pernambucana se tenha conexão com o mundo inteiro. Nós estamos muito felizes porque viabilizamos essa iniciativa juntamente com a Azul, e Cajazeiras volta a se conectar depois de 60 anos”, afirmou o governador, que foi homenageado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cajazeiras por ações que têm tornado possível o desenvolvimento do município e região.

A aeronave comercial da Azul pousou no Aeroporto Regional Pedro Vieira Moreira às 10h45, ocasião em que recebeu o batismo do Corpo de Bombeiros. Assim, Cajazeiras se tornou a segunda cidade do Sertão paraibano a contar com estrutura de transporte aéreo comercial - em agosto de 2021 foi a vez de Patos sair do isolamento aéreo. Em junho deste ano, a parceria resultou num hub regional na cidade de Campina Grande, com a inclusão de 290 novos voos para cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. A Azul opera, a partir de agora, em quatro municípios paraibanos — João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

Os voos serão realizados, inicialmente, com aeronaves da Azul Conecta, modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para até nove clientes. O trajeto acontecerá três vezes por semana, sempre às terças, quintas e sábados, saindo de Recife às 8h55 e chegando a Cajazeiras às 10h45, retornando à capital pernambucana, às 11h15, ocasião em que o morador do Sertão paraibano poderá se conectar com vários destinos do Brasil e do mundo.

O gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, ressaltou o sentimento de satisfação por mais esta parceria com o Estado. “Cajazeiras é a quarta cidade da Paraíba a contar com um voo regular da Azul. Em Campina Grande funcionou muito bem — tanto é que ampliamos nossas operações lá. Em Patos, começamos em agosto de 2021, já são dois anos de operação”, disse.

Momento histórico

Para a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento (Setde), Rosália Lucas, a chegada do voo da Azul representa um momento histórico para o município. “Esse voo é uma importante marca da interiorização do desenvolvimento do Governo do Estado e seguiremos as negociações com as companhias aéreas para que possamos cada vez mais desenvolver o interior da Paraíba”, ressaltou. Já o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, observou que o momento foi “muito importante, porque a partir de agora chega desenvolvimento, chega crescimento econômico, com a interiorização do turismo”.

Também estiveram presentes o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, que destacou os investimentos que o município terá a partir de agora. “Esse voo vai fortalecer a economia da nossa gente, da nossa região”, enfatizou. Assim como, a senadora Daniella Ribeiro que celebrou um momento importante para o Sertão do Estado. “O voo inaugural da Azul é muito significativo para nós porque representa o desenvolvimento do turismo e da economia da Paraíba. Parabéns ao governador João Azevêdo e à secretária Rosália Lucas por fechar parcerias e proporcionar essa realidade”, afirmou.

A solenidade ainda contou com os auxiliares Deusdete Queiroga (Infraestrutura) e Delano Tavares (Executivo da Setde) e outras lideranças políticas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 02 de agosto de 2023.