O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), tomou posse como governador, no Centro de Convenções de João Pessoa, na noite de ontem . Antes da cerimônia de transmissão do cargo, o interino não deixou dúvidas sobre sua candidatura à chefia do Executivo estadual nas próximas eleições.
“Com toda certeza, Adriano Galdino, em 2026, é o candidato a governador da Paraíba. E vou para vencer de novo, filho do povo, governador da Paraíba”, declarou à imprensa.
Galdino estará, interinamente, à frente do governo do Estado entre hoje e dia 18 de novembro. Mesmo com pouco tempo, ele pretende deixar sua marca na gestão. “A marca de conversar, dialogar, de visitar as cidades possíveis, de encontrar soluções para os problemas críticos”, enfatizou. Segundo ele, a questão hídrica é um dos principais pontos de sua atenção, sobretudo na região da Borborema. “Vou ter uma visita técnica à Cagepa [Companhia de Água e Esgotos da Paraíba], para sentar com os técnicos e encontrar uma solução para as cidades que hoje sofrem com falta d’água. Vou dar o meu melhor para que eu possa contribuir para a construção permanente de uma Paraíba mais justa para todos”, comentou.
A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu com presença de diversas lideranças políticas. Terceiro na linha de sucessão, Galdino tomou posso em razão de uma licença de 10 dias do governador João Azevêdo e de uma viagem do vice-governador, Lucas Ribeiro.
Perfil
Adriano Cezar Galdino de Araújo nasceu em 21 de outubro de 1960, em Campina Grande. Formado em Engenharia Civil e Direito, é casado e pai de três filhas. Foi vereador por dois mandatos. Também foi prefeito do município de Pocinhos por três mandatos.
Foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 2010 e reeleito em 2014 e 2018. Foi presidente do parlamento paraibano por dois períodos: de 2015 a 2016 e de 2019 a 2022. Também ocupou os cargos de secretário de Interiorização da Paraíba e chefe da Casa Civil do Estado. Em 2022, foi reeleito para o quarto mandato consecutivo com 59.329 votos, sendo o candidato mais bem votado da Paraíba.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de novembro de 2024.