Notícias

No Espaço Cultural

Brasil Cachaças vai reunir mais de 80 marcas em novembro, na capital

publicado: 29/09/2023 08h43, última modificação: 29/09/2023 08h43
brasil_cachaças-foto-edson_matos  (129).jpg

Foto: Edson Matos

por Carol Cassoli*

A terceira edição da feira Brasil Cachaças acontece em novembro na capital paraibana e a equipe envolvida na organização do evento já está acertando os detalhes finais para a realização do seminário, que promove a cadeia produtiva da cachaça a nível nacional. Com o tema “São João fora de época”, estima-se que, este ano, milhares de pessoas participem do evento e tenham a oportunidade de conhecer os mais de 80 rótulos de cachaças brasileiras que já confirmaram participação no evento.

A nova edição do evento foi lançada ontem, durante coquetel especial para convidados no Sesc Cabo Branco e deu início à temporada de discussão sobre o potencial histórico, cultural e antropológico da cachaça para a Paraíba, mas também sobre seu forte teor comercial. E apesar de a promoção do evento, que promete reunir mais de cinco mil pessoas no Espaço Cultural José Lins do Rêgo nos dias 3, 4 e 5 de novembro, ter começado agora, a organizadora do Brasil Cachaças, Fernanda Melo, garante que a organização do evento começa muito antes. “A gente começou a trabalhar no Brasil Cachaças 2023 ainda em 2022, quando encerramos a segunda temporada. “Iniciamos os trabalhos ainda em novembro do ano passado. É um trabalho duro e muito cuidadoso”, contou Fernanda.

Além de ser um espaço para troca de experiências a respeito da bebida, que é tradicionalmente brasileira e carrega em si traços da história do país, o Brasil Cachaças também é um espaço para a exposição e comércio de produtos voltados ao universo da bebida, que, segundo Fernanda, tem incontáveis potencialidades, dentre elas a de “aproximar as pessoas e reforçar a economia local”.

E é justamente devido ao aspecto cultural do evento que o Brasil Cachaças gera, ainda, oportunidades para profissionais da área e se retroalimenta a partir da própria programação. Exemplo disso é o retorno da bartender cearense Letícia Macêdo, a Biruta da Terra, ao cronograma do evento. No ano passado, Biruta participou da primeira edição do concurso de drinks promovido dentro da feira. Pela qualidade da bebida apresentada, o drink Poesia Tropicana, a bartender ficou em terceiro lugar na competição e foi aclamada pelo público e pelo júri também.

Este ano, Biruta retorna ao Brasil Cachaças não mais como concorrente, mas como curadora do concurso, que, em 2023 vem com o tema brasilidades e propõe que os bartenders apresentem bebidas inspiradas nos biomas brasileiros.

“Esse ano ajudei a elaborar o regulamento e estou com uma expectativa alta. Um pouco nervosa, não tem como não ficar, porque a responsabilidade é grande de estar à frente deste concurso. Mas nós queremos botar a Paraíba no mapa do Nordeste quando o assunto é bebida e estamos nos esforçando para isso”, explicou a curadora do concurso.

Durante o evento de lançamento da nova temporada da feira, o anfitrião da noite e presidente da Federação do Comércio do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB) José Marconi Medeiros comentou a importância da promoção de eventos como o Brasil Cachaças: “No Brasil Cachaças vemos pessoas que nunca se permitiram provando a bebida. Vemos rótulos, embalagens, estilos, vemos a diversidade que é a cachaça. Vemos, também, as pessoas falando bem da cachaça da Paraíba. Acho que é isso o que importa: promover o estado. E é por isso que a Fecomércio está sempre disposta a incentivar eventos que, assim como este, prestigiam o grande produto que é a cachaça paraibana”.

Este ano, a feira conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 29 de setembro de 2023.