Notícias

Jogos da Socioeducação

Capital receberá evento nacional em novembro

publicado: 23/10/2025 08h16, última modificação: 23/10/2025 08h16
Competição reunirá adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais
mail.jpg

O secretário Lindolfo Pires (E) garantiu apoio da Sejel a Fundac para a realização do evento | Foto: Divulgação/Secom-PB

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) para a execução da primeira edição dos Jogos Nacionais da Socioeducação, que acontecerão no mês de novembro, em João Pessoa.

De acordo com o presidente da Fundac, Flavio Moreira, o evento reunirá adolescentes e jovens em cumprimento de medidas judiciais, representando Fundações de Atendimento Socioeducativo de diversos estados brasileiros. “Mais do que uma competição, o evento será um espaço de integração e troca de experiências, promovendo valores essenciais, como cooperação, respeito, disciplina, superação e espírito esportivo”, disse.

A parceria firmada junto à Sejel aconteceu durante visita do presidente da Fundac aos gestores da secretaria, Lindolfo Pires (secretário) e Harlen Vilarim (secretário- -executivo), que atenderam prontamente as demandas relacionadas à competição esportiva. Na ocasião, a Sejel colocou-se à disposição para garantir a melhor estrutura possível para o evento, que terá sua abertura na grande arena montada para o World Beach Games, no Busto de Tamandaré.

Os Jogos Nacionais da Socioeducação contarão com modalidades esportivas cuidadosamente escolhidas para garantir maior inclusão, participação e representatividade das equipes vindas de diferentes fundações socioeducativas de todo o Brasil, entre elas: futsal, desafio 2x2, cabo de guerra, embaixadinha, e cobrança de pênaltis.

Com essa iniciativa e parceria com a Sejel, a Fundac reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com o sistema socioeducativo, estimulando a humanização, garantindo oportunidades, fortalecendo vínculos e favorecendo a reintegração social por meio do esporte.

“O Governo do Estado, através da Sejel, está sempre à disposição para qualquer tipo de atitude que tenha o objetivo de fomentar o esporte, em qualquer que seja o local. E agora, em uma competição nacional reunindo os socioeducandos, tem uma relevância bem mais ampla do que o esporte propriamente dito, pois também há o trabalho de inclusão, o que é algo de extrema importância”, afirmou o secretário Lindolfo Pires.

Para Flavio Moreira, o esporte é capaz de unir, transformar e inspirar, tornando-se um elo entre socioeducandos, profissionais e sociedade. “O evento pretende ir além do esporte competitivo, atuando como um laboratório social de convivência e cidadania. Agradeço à Sejel por assumir conosco esse desafio que irá oportunizar aos adolescentes novas perspectivas de vida, reforçando seu papel como sujeitos de direitos”, concluiu o presidente da Fundac.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de Outubro de 2025.