O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), divulgou, ontem, os nomes dos 27 escritores selecionados via edital, para lançamentos de suas obras na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece da próxima sexta-feira (3) a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Olinda (PE).
Os selecionados lançarão seus livros no espaço da Livraria A União (EPC) durante a Bienal e receberão um prêmio no valor de R$ 3.000,00 destinados ao custeio de despesas pessoais, como transporte, alimentação e logística de exemplares. O resultado final está disponível nos sites da EPC — e da Secult-PB, e redes sociais das duas instituições, assim como a programação dos lançamentos.
Foram escolhidas obras literárias nos gêneros romance, conto, crônica, cordel, poesia, literatura infantojuvenil e biografia. As obras foram avaliadas por uma Comissão de Seleção, composta por cinco profissionais com experiência comprovada em literatura, edição ou crítica literária. Os critérios de avaliação foram: originalidade e relevância da obra; qualidade estética e literária; qualidade de escrita; impacto social e contribuição cultural; e aspectos formais.
O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, ressaltou que “essa edição especial do Arte na Bagagem reforça nosso compromisso com a produção literária local, ao valorizar a participação de escritores da Paraíba na Bienal, em Pernambuco. É uma oportunidade de levar a palavra e a identidade paraibana a novos públicos, o que fortalece nossos escritores e amplia a circulação de suas obras. É uma iniciativa que nos enche de orgulho ao projetar a cultura da Paraíba, assegurando que a literatura seja reconhecida dentro e fora do Brasil”.
Por meio deste link, veja os nomes dos selecionados
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 2 de outubro de 2025.