Integrando a proposta de conscientização do Abril Verde e aproveitando o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) promoveu, ontem, evento para discussão da referida temática. Palestras direcionadas ao público interno da EPC aconteceram nas Rádios Tabajara e Parahyba FM e no Jornal A União.
Os palestrantes Diogo Gomes e Giorge Teixeira, respectivamente o técnico de segurança do trabalho da EPC e o engenheiro de segurança do trabalho da Emma Ocupacional, orientaram o público presente sobre segurança do trabalho, desde o entendimento da caracterização dos acidentes, suas causas e consequências até o apontamento de atitudes recomendadas aos trabalhadores e trabalhadoras.
Na ocasião, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) da empresa receberam certificações de formação e estabeleceram um canal de diálogo com os funcionários, elucidando o caráter participativo assumido pela comissão, que compartilha entre seus integrantes o compromisso de observar e diagnosticar os ambientes e condições de trabalho da empresa e de notificar dirigentes sobre os eventuais problemas e necessidades de ajuste.
Conforme explicou a transcritora e gerente operacional de Braille da EPC, e, atualmente, presidente em exercício da Cipa, Hanna Pachu Ferreira, as certificações distribuídas correspondiam a um curso sobre prevenção de acidentes. “O curso serviu para nortear as funções e a atuação na comissão, diretrizes sobre como atuar em vistorias e normas de segurança do trabalho, que envolvem questões de segurança, de saúde, de bem-estar, e a parte psicológica também, de saúde mental”.
Mobilização
Com a proposta de promover campanhas em favor da saúde e da segurança no trabalho, o Abril Verde mobiliza setores da sociedade no combate às doenças e aos acidentes de trabalho com a cultura de prevenção, buscando conscientizar sobre os agravos que podem acometer a saúde do trabalhador. “Acredito que o principal é mostrar que essa questão da segurança do trabalho não é a responsabilidade de um setor ou de uma empresa específica, mas de todos que fazem parte do ambiente de trabalho”, opina Hanna Pachu sobre as iniciativas.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, lembrando as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Nessa data, em 1969, uma explosão em uma mina estadunidense matou 78 trabalhadores no estado da Virgínia. No Brasil, a instituição da data ocorreu pela Lei no 11.121/2005.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de abril de 2025.