Notícias

esgotos clandestinos

Força-tarefa continua fiscalização na orla de JP

publicado: 13/01/2026 08h27, última modificação: 13/01/2026 08h27
Durante a ação de ontem, mais dois estabelecimentos comerciais foram notificados
Semam_fiscalizacao_orla-1024x878.jpeg

Inspeções no bairro de Manaíra foram realizadas pela Semam com o apoio da Seinfra e da Cagepa | Foto: Divulgação/Secom-JP

O Grupo Técnico Orla Limpa, uma força-tarefa criada após reunião com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para combater o despejo irregular de esgoto na praia, continuou os trabalhos ontem.

A Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) com o apoio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) realizou, ontem (12), novas ações de fiscalização e vistoria na área da orla, para evitar o lançamento de esgotos clandestinos no mar.

Durante a ação, realizada pela equipe da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam, foram emitidas duas notificações a estabelecimentos comerciais que funcionam no bairro de Manaíra. As autuações ocorreram na forma de notificação, para que os responsáveis providenciem a instalação da caixa separadora de gorduras, equipamento essencial para impedir que resíduos gordurosos sejam lançados diretamente na rede coletora de esgoto.

A medida tem como objetivo prevenir o entupimento das tubulações e evitar extravasamentos, que podem causar transtornos à população e impactos ambientais, especialmente em áreas litorâneas. Os técnicos da Difi reforçaram que a adoção correta da caixa separadora de gorduras é obrigatória para estabelecimentos que geram esse tipo de resíduo, contribuindo para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e para a preservação do meio ambiente.

Fiscalização contínua

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as fiscalizações seguem de forma contínua em diferentes pontos da cidade. “Estamos atuando de forma integrada, com  ações preventivas e educativas para garantir o cumprimento da legislação ambiental e a qualidade de vida da população. Notificamos os proprietários dos estabelecimentos, com foco em ações de educação ambiental, para sensibilizar e conscientizar todos os donos de estabelecimentos sobre a necessidade de cumprir rigorosamente a legislação ambiental”, ressaltou.

As equipes estão vistoriando bares, restaurantes, hotéis e obras com rebaixamento do lençol freático para identificar possíveis ligações clandestinas na rede de esgoto e nas galerias pluviais.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de janeiro de 2026.