Em breve, o Governo da Paraíba vai entregar mais três condomínios Cidade Madura, programa habitacional que integra as políticas públicas voltadas para pessoas idosas e são referência no país, tendo servido de modelo para vários estados. Os novos residenciais estão sendo construídos nas cidades de Catolé do Rocha e Conceição, no Sertão do estado; e em Sapé, na Zona da Mata paraibana — a previsão de entrega deste último é 2026. O objetivo é garantir que mais idosos na Paraíba tenham acesso a moradia adequada, lazer e convívio social.
No mês de julho, o governador João Azevêdo entregou o nono condomínio Cidade Madura, localizado no município de Mamanguape, no Litoral Norte, que se somou aos já existentes nas cidades de João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, Sousa, Patos, Monteiro e Bayeux.
Os condomínios Cidade Madura têm por objetivo promover o acesso à moradia digna para pessoas idosas, além de equipamentos para a convivência social e lazer. Cada condomínio é dotado de 40 unidades habitacionais, que seguem as normas de acessibilidade para o público idoso. Cada edificação abriga de duas a cinco unidades e contempla as necessidades das pessoas idosas, inclusive cadeirantes, como rampas de acesso, acessibilidade no interior das residências e nos banheiros.
Os residenciais dispõem de um Núcleo de Assistência à Saúde com sala de enfermaria e sala de curativos, com o objetivo de prestar assistência básica e preventiva; Centro de Vivências, que é utilizado para a realização de diversas atividades de socialização; pista de caminhada e a academia de saúde, que visam proporcionar à pessoa idosa uma melhor qualidade de vida; e uma horta comunitária, com o objetivo de promover a colaboração e a socialização entre as pessoas idosas. Além disso, dispõem ainda de segurança 24 horas por dia.
O residencial Cidade Madura é uma iniciativa de caráter intersetorial, envolvendo a Companhia Estadual de Habitação Popular e as secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano, Educação, Saúde e a de Segurança Pública e Defesa Social, na sua execução.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de setembro de 2025.